Voltar Para a Página Inicial
     Página Inicial   Textos Publicados    Roteiros    Serviços    Opinião    Espaço Pessoal    Links

.

ACONTECEU

Aqui nesta página você encontrará fatos importantes ou curiosos que despertaram a atenção de todos.

São registros jornalísticos abordando temas ocorridos no passado relacionados ao mês presente.


Setembro


O acidente radioativo em Goiânia


Jorge Tadeu da Silva

.

No dia 13 de setembro de 1987, uma cápsula de césio 137, retirada do Instituto Goiano de Radioterapia é vendida a um ferro-velho. Dois catadores de papel e de sucata - Roberto da Silva e Wagner Motta - conseguiram desmontar uma parte do aparelho espalhando pequenas quantidades do Césio 137 entre amigos, vizinhos e clientes, como Devair Alves Ferreira, que comprou dos dois o núcleo do aparelho, de onde saía uma luz intensa e azul, que passou a atrair diversas pessoas ao ferro-velho. Era o césio. Teve início um dos maiores desastres radiológicos do planeta.

 

Em menos de 15 dias, várias pessoas começaram a procurar os hospitais da cidade com sintomas de tonteira e náusea, além de queimaduras no corpo. A peça foi removida do ferro-velho para o prédio da Vigilância Sanitária, na capital goiana, onde, no dia 29 de setembro, o físico Walter Mendes Ferreira, com o auxílio de um dosímetro, comprovaria o elevado grau de contaminação radioativa no local.

 

Milhares de pessoas foram submetidas a exames para comprovar ou não a contaminação pelo césio, sendo que cerca de 500 delas foram oficialmente consideradas vítimas dele. Desse extenso grupo, 60 foram classificadas entre as de maior grau de contaminação.

 

Dias depois, quatro pessoas morreram vítimas do contato com o césio, entre elas, a menina Leide das Neves Ferreira, de seis anos, filha de Devair, que comprou o núcleo do aparelho de radioterapia dos dois catadores do ferro-velho. A menina havia comido um ovo cozido, com as mãos sujas de Césio 137. Sua mãe, que ganhou um colar do marido feito do material radioativo, também morreria.

 

O césio 137 é um elemento resultante da fissão nuclear do urânio. Ele é instável, isto é, precisa liberar excesso de energia. O núcleo do césio 137 é constituído por 55 prótons e 82 nêutrons. A soma desses números é a massa atômica, 137. Essa composição dá instabilidade ao núcleo do césio. O césio 137 só começa a perder sua radioatividade em aproximadamente 30 anos.

 

Essa radioatividade pode ter efeito devastador no organismo humano. Começa a destruir as células de dentro para fora: primeiro a camada muscular e os vasos sangüíneos, depois atinge a camada de gordura e, posteriormente, a derme e a epiderme.

 

Mentira e ignorância. Esta dupla foi o pano de fundo das ações das autoridades, especialmente as da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), logo depois do acidente com o Césio-137.

 

O promotor Marcus Antônio Ferreira Alves, da promotoria de Defesa do Cidadão de Goiânia, passou a receber denúncias de soldados que foram recrutados para trabalhar na demolição das casas de pessoas atingidas pela radiatividade. Muitas delas adoeceram e morreram logo. Outras, como Devair, morreram em profunda depressão – no caso dele, a morte da sobrinha Leide e da esposa, a sensação falsa de culpa, a rejeição e o abandono foram a receita para a recaída no álcool. Devair morreu de cirrose em 1995. Houve ainda centenas de pessoas que passaram meses a fio no hospital para “descontaminação”.

 

Pior que a ignorância – o próprio ex-presidente da CNEN, Rex Nazaré, aparecia em público, pedindo ajuda da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) –, o que fulminou muitas pessoas foi a má fé. Segundo Ferreira Alves, a CNEN utilizou muitos “falsos técnicos” nos trabalhos de limpeza, dando a entender que eles eram físicos ou especialistas em radiação. Além disto, bombeiros e funcionários da Defesa Civil foram acionados para trabalhar na demolição e retirada dos rejeitos tendo sido informados de que se tratava de um acidente com gás liquefeito de petróleo (GLP).

 

De acordo com ele, muitas dessas pessoas foram escondidas e não receberam acompanhamento médico. Pelo menos duas delas – soldados da Polícia Militar – tiveram tumores cerebrais depois de trabalhar nas operações de limpeza, foram aposentados, mas não tiveram promoção de patente, como costuma acontecer em casos de aposentadoria por invalidez ou doença, no meio militar.

 

Os testemunhos do que ocorreu com os dois soldados estão gravados em filme-documentário realizado com depoimentos das próprias vítimas pelo jornalista Weber Borges e pelo cineasta Luiz Eduardo Jorge, que agora prepara um longa-metragem e busca apoio para esse projeto. Uma outra vítima da radiação é o cineasta Roberto Pires, que gravou o filme Césio-137, O Pesadelo de Goiânia, com atores como Joana Fomm e Stephan Nercessian, entre outros. Pires morreu de câncer em 2001. Muitos jornalistas também ficaram doentes por causa da exposição ao investigarem e cobrirem o caso.

 

Até hoje várias vítimas do acidente não receberam indenização e nenhum tipo de assistência médica. Dada a falta de fiscalização por parte da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), a qualquer momento podemos ter noticia de um acidente semelhante ao ocorrido em Goiânia. São muitas ainda as bombas de césio e de cobalto sem controle pelo território do País.

 

Dados extra-oficiais revelam que, pelo menos, 10 pessoas morreram em contato direto. Mas centenas desenvolveram, e continuam desenvolvendo, várias doenças crônicas por conta da aproximação com o material radioativo.

Uma versão editada do curta-metragem “Césio 137 – O Brilho da Morte”, do diretor Luis Eduardo Jorge, está disponível nos formatos RealPayer (1,05 MB) e Quicktime (13,13 MB)..

Leia mais sobre os riscos da energia nuclear no Brasil em www.greenpeace.org.br/energia/pdf/nuclear_inseguranca.pdf

Fontes de pesquisa e colaboração:

Greenpeace- http://www.greenpeace.org.br/

Nilo Sérgio Gomes - JB Online - http://jbonline.terra.com.br/

Cláudia Viegas - EcoAgência de Notícias - http://www.ecoagencia.com.br

 


Outros acontecimentos em setembro


Jorge Tadeu da Silva

.

Os destroços do Titanic
Em 1° de setembro de 1985, mais de 70 anos depois da tragédia do Titanic, foram encontrados os restos do barco mais luxuoso da época. Seus construtores teriam dito que nem Deus seria capaz de submergi-lo. O Titanic afundou na primeira viagem, dia depois de deixar o sul da Inglaterra, em abril de 1912.

 

Fim da Segunda Guerra
Em 2 de setembro de 1945, é assinada a ata de rendição incondicional do Japão, que decretou o fim da Segunda Guerra. A luta, sem paralelos em extensão e intensidade, tinha envolvido dezenas de países. Desde o dia 15 de agosto, os japoneses haviam se rendido e a luta em todas as frentes cessado.

 

Seqüestro do Embaixador
Em 4 de setembro de 1969, o embaixador americano Charles Elbrick é seqüestrado no Rio, em plena ditadura militar. Organizado por grupos que pediam como resgate a libertação de 15 presos políticos, o seqüestro marcou a luta armada contra o regime. O filme O que é isso, companheiro? (foto) retrata a história.

 

Recordes de João do Pulo
Em 5 de setembro de 1981, João Carlos de Oliveira, o "João do Pulo", ganha a medalha de ouro em salto triplo na 3ª Copa Mundial de Atletismo, em Roma. Ele atingiu o auge da carreira nos anos 70, com o recorde de 17,89 metros, no Pan-Americano do México, em 1975. A marca foi imbatível por dez anos.

 

Surge a Coréia do Norte
No dia 9 de setembro de 1948, é proclamada a independência da Repúbli-
ca Democrática Popular da Coréia, com Kim Il-Sung (foto) na presidência. Assim, cria-se a Coréia do Norte, separando a península em dois países distintos, o norte com apoio da URSS, e o sul defendido pelos EUA.

 

Terror em 11 de setembro
No dia 11 de setembro de 2001, as torres do World Trade Center de Nova York são reduzidas a escombros quando dois aviões se chocam contra elas. Outra aeronave é lançada no Pentágono, em Washington, e um quarto avião cai na Pensilvânia. Os atentados são atribuídos à rede Al-Qaeda, de Bin Laden.

 

Surgimento do Fascismo
Em 15 de setembro de 1943, Benito Mussolini anuncia a criação do Partido Fascista. Mussolini formou-se politicamente no socialismo. Após sua expulsão do Partido Socialista, funda o movimento fascista. A saudação com o braço erguido e a roupa negra eram os dois símbolos externos do regime.

 

Outro ouro de João do Pulo
No dia 18 de setembro de 1979, em San Juan, Porto Rico, João do Pulo tornou-se bicampeão pan-americano de salto triplo com 17,27m e também campeão de salto em distância com 8,18m. Para o atleta, as medalhas eram apenas treinos para seu maior sonho: as Olimpíadas de Moscou, na ex-URSS, em 1980.

 

Terremoto arrasa o México
No dia 19 de setembro de 1985, um terrremoto de 8,1 graus na escala Richter, matou 12 mil pessoas na Cidade do México. O abalo destruiu um terço da capital mexicana e foi sentido em três estados, numa área total de 800.000 km², bem como no estado do Texas, no sul dos Estados Unidos.

 

Revolução Farroupilha
No dia 20 de setembro de 1835, inicia a rebelião mais longa do período regencial, que ensangüentou o sul do Brasil. Circunstâncias históricas, sociais e econômicas e a estreita relação dos gaúchos com o Uruguai, contribuíram para que o sul conservasse a autonomia em relação ao governo do Império.

 

República Popular Chinesa
No dia 21 de setembro de 1949 é proclamada a República Popular da China. Os primeiros anos foram de crescimento nacional. Ao mesmo tempo que se desenvolvia a produção, a China empreendeu grandes esforços para estabelecer a definição da propriedade pública dos meios de produção.

 

Descoberta da Penicilina
Em 1928, o médico britânico descobriu a Penicilina, a partir da combinação de diversas espécies de fungos do gênero Penicillium. O medicamento foi o primeiro antibiótico usado contra a Pneumonia e a Tuberculose, doenças que na década de 30 eram consideradas incuráveis.

 

A morte de Pablo Neruda
Em 23 de setembro de 1973, morre Pablo Neruda, Cônsul do Chile na Espanha e no México, eleito senador em 1945 e embaixador na França, em 1970. Tornou-se marxista e revolucionário. Era a voz angustiada da República Espanhola e, depois, das revoluções latino-americanas. Esteve diversas vezes no Brasil.

 

Fittipaldi campeão na Indy
Em 24 de setembro de 1989, o brasileiro Emerson Fittipaldi mostraria a superioridade brasileira no automobilismo. Ele sagrou-se campeão mundial da Fórmula Indy por antecipação. Emmo abriu as portas para os jovens pilotos brasileiros, assim como havia feito na F-1, para Nelson Piquet e Ayrton Senna nos anos 70.

 

Impeachment de Collor
Em 28 de setembro de 1992, a Câmara dos Deputados aprova por 441 votos a favor, a abertura de processo de impeachment contra Fernando Collor de Mello (foto). Em 2 de outubro é afastado e Itamar Franco assume interinamente. Era o fim do primeiro mandato presidencial aprovado pela constituição de 1988.

 

Aurélio Miguel é Ouro!
O judoca brasileiro Aurélio Miguel conquista, no dia 30 de setembro de 1988, a medalha de ouro na categoria meio-pesado, ao derrotar o alemão Mark Meilling na final dos Jogos Olímpicos de Seul, na Coréia do Sul. Naquele mesmo ano, ele havia conquistado três medalhas de ouro no Circuito Europeu de Judô.

.

.

Fatos  históricos relatados anteriormente

.

                     AGOSTO - Hiroshima e Nagasaki - O primeiro ataque atômico da história

                     JULHO - A derrota que abalou um país inteiro

                     JUNHO - A passeata dos 100 mil e o Watergate

                     MAIO - O fim da II Guerra na Europa

                     ABRIL - A Revolução dos Cravos

                     MARÇO - 31 de março de 1964, o dia do Golpe Militar

                     FEVEREIRO - Incêndio do Joelma e a explosão do Columbia

                     JANEIRO - Diretas Já e a libertação em Auschwitz

                     DEZEMBRO - O AI-5 e Outros Fatos Históricos

                     NOVEMBRO - A Queda do Muro de Berlim e O Retorno dos Anistiados

                     OUTUBRO - O Acidente da TAM e o Assassinato de Herzog

                     SETEMBRO - Os dois 11 de setembro

                     AGOSTO - 24 de Agosto de 1.954: Getúlio Vargas suicida-se
                     AGOSTO - Berlim amanhece dividida por muro  
                     JULHO - Há 60 anos era detonada a primeira bomba atômica

.

.

Voltar ao topo da página


Pesquisa: Jorge Tadeu da Silva - Setembro / 2006

- Designer BNA Projetos - bnaprojetos@uol.com.br © Copyright - Jorge Tadeu da Silva - 2005/2007