Voltar Para a Página Inicial
     Página Inicial   Textos Publicados    Roteiros    Serviços    Opinião    Espaço Pessoal    Links

 .

ACONTECEU

 
Aqui nesta página você encontrará fatos importantes ou curiosos que despertaram a atenção de todos.
São registros jornalísticos abordando temas ocorridos no passado relacionados ao mês presente.

Agosto

.

..24 de Agosto de 1.954: Getúlio Vargas suicida-se


Jorge Tadeu da Silva

No início de agosto de 1954, o chefe da guarda pessoal de Getúlio Vargas, Gregório Fortunato, por iniciativa própria ou a mando de algum político getulista, contratou capangas para assassinarem o principal líder da oposição, o deputado e jornalista Carlos Lacerda, um dos maiores responsáveis pelas críticas que eram feitas ao presidente.

Com isso, pretendeu-se silenciar o opositor, mas o resultado foi o pior possível para o governo que, segundo a imprensa, passou a se ver mergulhado em um "mar de lama". No atentado, saiu morto um oficial da Aeronáutica que trabalhava também como segurança do jornalista. A partir daí o governo expunha sua fragilidade: o crime cometido não tinha justificativas e, além do mais, ficou provado que fora arquitetado dentro do Palácio do Governo.

Desgastado diante da opinião pública, Vargas escapa de uma nova deposição apelando para o suicídio. O tiro que desfechou no coração, no dia 24 de agosto de 1954, veio acompanhado de uma carta-testamento que se transformaria num dos mais conhecidos documentos históricos brasileiros. Nela, Vargas fazia uma declaração nacionalista e de amor ao povo. 

Fonte: FVG/CPDOC

CLIQUE PARA AMPLIAR

CLIQUE PARA AMPLIAR

CLIQUE PARA AMPLIAR

Getúlio

Revólver usado

Segunda versão da

Velório de

Vargas

no suicídio

Carta Testamento

Getúlio Vargas


...Berlim amanhece dividida por muro


Jorge Tadeu da Silva

Os berlinenses que moram próximos à linha que divide a cidade alemã acordam na manhã do dia 13 de agosto de 1961 com um barulho inesperado. Guardas da República Democrática Alemã (RDA), com seus uniformes verde-russo, fecham com arame farpado e concreto a fronteira que separa as partes oriental e ocidental de Berlim.

 

Portas e janelas das casas próximas foram lacradas, e os moradores foram forçados a se mudar. Já durante a madrugada, o funcionário do Serviço de Defesa da Constituição de Berlim que estava de plantão foi surpreendido pela notícia de que o tráfego de trens entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental havia sido suspenso.

 

Mas o tamanho do ocorrido foi percebido somente de manhã, quando os guardas trabalhavam para  impedir o acesso de 16 milhões de alemães ao Ocidente.

Para se defender das cerca de 2 mil fugas diárias registradas até aquele dia, o governo levantou o muro de 155 quilômetros de extensão.

 

Dois meses antes, Walter Ulbricht, chefe de Estado e do partido, havia negado que o governo estaria planejando fechar a fronteira. Mas os preparativos aconteciam, com o apoio da União Soviética.

Depois de mais de quarenta anos de divisão territorial, um mal-entendido em relação a um comunicado oficial do governo da Alemanha Oriental, somado às pressões políticas e sociais externas e internas, provoca a queda do Muro de Berlim. Aconteceu na noite do dia 9 de novembro de 1989.


.

Fatos  históricos relatados anteriormente

JULHO - HÁ 60 ANOS ERA DETONADA A PRIMEIRA BOMBA ATÔMICA

.

Voltar ao topo da página


Pesquisa: Jorge Tadeu da Silva - Julho / 2005

- Designer BNA Projetos - bnaprojetos@uol.com.br © Copyright - Jorge Tadeu da Silva - 2005-2007