Voltar Para a Página Inicial
     Página Inicial   Textos Publicados    Roteiros    Serviços    Opinião    Espaço Pessoal    Links

 

ACONTECEU

 

Aqui nesta página você encontrará fatos importantes ou curiosos que despertaram a atenção de todos.

São registros jornalísticos abordando temas ocorridos no passado relacionados ao mês presente.


Abril


A Revolução dos Cravos


Jorge Tadeu da Silva

O levante militar do dia 25 de Abril de 1974 derrubou, num só dia, o regime político que vigorava em Portugal desde 1926, sem grande resistência das forças leais ao governo que cederam perante o movimento popular que rapidamente apoiou os militares. Este levante é conhecido por 25 de Abril ou Revolução dos Cravos. O levante foi conduzido pelos oficiais intermediários da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães, que tinham participado na Guerra Colonial. Considera-se, em termos gerais, que esta revolução devolveu a liberdade ao povo português (denominando-se como "dia da Liberdade" ao feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução).

 

Portugal passou por um período conturbado que durou cerca de 2 anos, marcados pela luta entre a esquerda e a direita. Foram nacionalizadas as grandes empresas. Passado um ano realizaram-se eleições constituintes e foi estabelecida uma democracia parlamentar de tipo ocidental. A guerra colonial acabou e as colônias africanas tornaram-se independentes antes do fim de 1975.

 

À 0h20 do dia 25 de abril de 1974, a Rádio Renascença, de Portugal, tocou uma música proibida: Grândola, Vila Morena, de Zeca Afonso. Era a senha para o início do movimento dos capitães, que ficou conhecido como a Revolução dos Cravos. Após 48 anos de ditadura, Portugal estava voltando a ter um regime democrático.

 

O movimento aparece para os portugueses com um programa que se definia por três Ds: Democratização, Descolonização e Desenvolvimento. A revolta militar foi uma conseqüência dos 13 anos de guerra colonial, em que os portugueses enfrentaram os movimentos de libertação nas suas colônias: Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

 

A luta do povo português contra o fascismo e a guerra colonial tornou-se um poderoso movimento de massas, abrangendo praticamente todas as classes e setores da vida nacional.

Foi talvez a mais linda festa política dos oito séculos da história de Portugal: a multidão, milhares de pessoas em estado de júbilo, dançava, cantava, chorava, sorria. E se abraçava, e abraçava os jovens soldados sem medo dos fuzis. E ocorreu então um caso extraordinário, até hoje sem explicação. Não se sabe como nem porquê, havia cravos vermelhos nas mãos do povo. Homens, mulheres e crianças de cravos nas mãos. Milhares de cravos. E o povo enfeitou de cravos os fuzis militares. E do povo a revolução ganhou nome: Revolução dos Cravos!

 Fontes: Utopia.com.br/cc25a/25abril/historico.html

            Br.share.geocities.com/fusaobr/rcravos.html

            Instituto-camoes.pt/bases/25abril/completa25.htm

 

..


Outros acontecimentos em abril


Jorge Tadeu da Silva

04 - Luther King é assassinado

No dia 04 de abril de 1968, Martin Luther King, líder pacifista do movimento negro dos Estados Unidos, é assassinado em Memphis. King realizou em 1963, com 200 mil pessoas, a Marcha para Washington, onde proferiu seu discurso I have a dream. Ganhou, em 1964, com 35 anos, o Prêmio Nobel da Paz.

 

05 - Golpe de Estado em Cuba

Em 05 de abril de 1952, Fulgêncio Batista dá um golpe de Estado e assume o poder de Cuba. Fulgêncio (foto) dissolveu os partidos políticos e marcou o seu governo pela violência e repressão. Acabou liberando o país para a ação da máfia, do tráfico de drogas e da prostituição, revoltando toda população.

 

08 - Morre Picasso

Em 08 de abril de 1973, morre Pablo Ruiz Picasso, pintor espanhol, aos 91 anos. Picasso foi um dos maiores pintores do século. Criador do cubismo, o trabalho do artista não é cópia do mundo real, mas uma criação autônoma e nova. Ao lado, uma reprodução de Nature Morte aux Tulipes (1932).

 

11 - O exílio de Napoleão

Em 11 de abril de 1814, depois de travar batalhas e ver o território francês ser invadido pela Rússia, Napoleão Bonaparte, abandonado por seus generais e parentes, acaba abdicando em Fontainebleau a favor de seu filho de três anos. Posteriormente, parte para o exílio na ilha de Elba.

 

12 - Missão Espacial

Em 12 de abril de 1961, na primeira missão espacial tripulada, a cápsula soviética Vostok 1, transformou o coronel Yuri Alekseye-vich Gagarin no primeiro homem no espaço a completar uma órbita em 89,1 minutos. Foi a primeira experiência humana a defrontar-se com algo estranho fora do Planeta Terra.

 

15 - O naufrágio do Titanic

Em 15 de abril de 1912, o Titanic, o maior e mais luxuoso transatlântico do mundo, com 10 andares naufraga, após se chocar contra um iceberg perto de Terranova. Morrem 1.513 pessoas, e apenas 705 sobrevivem por problemas com barcos reservas. O navio havia partido de Southampton e se dirigia à Nova York.

 

21 - Dia de Tiradentes

Líder da revolta anti-colonialista, Inconfidência Mineira, Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. Entre os protestos da revolta, estavam os altos impostos cobrados por Portugal. As influências vinham do Iluminismo e dos liberais franceses.

 

22 - Descobrimento do Brasil

Depois de 44 dias de viagem, no dia 22 de abril de 1500, a frota de Pedro Álvares Cabral vislumbrava terra firme. Os 13 navios ficaram reconhecendo a nova terra e seus habitantes, os índios. Era o início da história do Brasil. A carta de Pero Vaz de Caminha, enviada ao rei de Portugal, relatou detalhadamente o fato.

 

23 - Morre Shakespeare

O escritor, poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare morreu no dia 23 de abril de 1616, aos 52 anos. Muitos o consideram um dos maiores autores da história, pelas suas tragédias eternizadas: Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth, Rei Lear, Ricardo III e O Mercador de Veneza.

 

24 - Anexação da Cisjordânia

Em 24 de abril de 1950, a Jordânia anuncia a anexação da Cisjordânia, incluindo o setor oriental de Jerusalém, que se torna uma cidade dividida, com o setor ocidental ocupado pelos judeus. Muitos palestinos fogem para países vizinhos. Hoje, a área é um dos principais focos de conflito entre palestinos e israelenses.

 

26 - Desastre em Chernobyl

Em 26 de abril de 1986, o reator número quatro do complexo nuclear de Chernobyl, na Ucrânia (URSS), explode. A nuvem radioativa afetou países vizinhos, provocou 31 mortes no primeiro dia, contaminou 10 mil quilômetros quadrados e atingiu com as radiações 600 mil pessoas.

 

28 - Execução de Mussolini

Benito Mussolini, governante da Itália durante 21 anos, morre em 28 de abril de 1945. Inspirou a adoção dos regimes autoritários. Ele a amante Clara Petacci fugiam para a Suíça, quando foram pegos em Azzano, sendo executados por Walter Audisio, integrante do Comitê de Liberação da Alta Itália.

 

29 - Morte de Hitchcock

O mestre do cinema de suspense nasceu no dia 13 de agosto de 1899 na Inglaterra e morreu aos 81 anos de idade, em Los Angeles. Entre suas obras, estão clássicos como Festim Diabólico (1948), Janela Indiscreta (1954), O Homem que Sabia Demais (1956), Um Corpo que Cai (1958) e Psicose (1960).

 

30 - Fim da Guerra do Vietnã

Em 1975, quando se completa a retirada norte-americana, o regime sul-vietnamita entra em colapso, incapaz de conter as ofensivas dos vietcongs e do Vietnã do Norte. Até que, no dia 30 de abril, os comunistas tomam a cidade de Saigon, pondo fim à sangrenta Guerra do Vietnã. Saigon passa a se chamar Ho Chi Minh.

.

Fatos  históricos relatados anteriormente

.

                     MARÇO - 31 de março de 1964, o dia do Golpe Militar

                     FEVEREIRO - Incêndio do Joelma e a explosão do Columbia

                     JANEIRO - Diretas Já e a libertação em Auschwitz

                     DEZEMBRO - O AI-5 e Outros Fatos Históricos

                     NOVEMBRO - A Queda do Muro de Berlim e O Retorno dos Anistiados

                     OUTUBRO - O Acidente da TAM e o Assassinato de Herzog

                     SETEMBRO - Os dois 11 de setembro

                     AGOSTO - 24 de Agosto de 1.954: Getúlio Vargas suicida-se

                     AGOSTO - Berlim amanhece dividida por muro  

                     JULHO - Há 60 anos era detonada a primeira bomba atômica

.

.

Voltar ao topo da página


Pesquisa: Jorge Tadeu da Silva - Abril / 2006

- Designer BNA Projetos - bnaprojetos@uol.com.br © Copyright - Jorge Tadeu da Silva - 2005/2007