Voltar Para a Página Inicial
     Página Inicial   Textos Publicados    Roteiros    Serviços    Opinião    Espaço Pessoal    Links

 

ACONTECEU

 

Aqui nesta página você encontrará fatos importantes ou curiosos que despertaram a atenção de todos.

São registros jornalísticos abordando temas ocorridos no passado relacionados ao mês presente.


Março


31 de março de 1964, o dia do Golpe Militar


Jorge Tadeu da Silva

A vitória do movimento político-militar deflagrado em 31 de março de 1964 com o objetivo de depor o governo do presidente João Goulart acarretou profundas modificações na organização política do país, bem como na vida econômica e social. Todos os cinco presidentes militares que se sucederam desde então declararam-se herdeiros e continuadores da Revolução de 1964 que estendeu-se até o final do processo de abertura política, em 1985. Foi um período marcado por autoritarismo, supressão dos direitos constitucionais, perseguição policial e militar, prisão e tortura dos opositores e pela censura prévia aos meios de comunicação.

O golpe

A crise político-institucional da qual nasce o regime militar começou com a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961. Agravou-se durante a administração João Goulart (1961-1964), com a radicalização populista do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e de várias organizações de esquerda e com a reação da direita conservadora. Goulart tentou mobilizar as massas trabalhadoras em torno das reformas de base, que alterariam as relações econômicas e sociais no país.

Isso levou o empresariado, parte da Igreja Católica, a oficialidade militar e os partidos de oposição, liderados pela União Democrática Nacional (UDN) e pelo Partido Social Democrático (PSD), a denunciar a preparação de um golpe comunista, com a participação do presidente. Uma farsa. Além disso, responsabilizam-no pela carestia e pelo desabastecimento.

No dia 13 de março de 1964, o governo promoveu um grande comício em frente da estação ferroviária Central do Brasil, no Rio de Janeiro, em favor das reformas de base. Os conservadores reagiram com uma manifestação em São Paulo, a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, em 19 de março. A tensão cresceu.

No dia 31 de março, tropas saídas de Minas Gerais e São Paulo avançaram sobre o Rio, onde o governo federal contava com o apoio de setores importantes da oficialidade e das Forças Armadas. Para evitar a guerra civil, Goulart abandonou o país e refugiou-se no Uruguai.

No dia 1º de abril, o Congresso Nacional declarou a vacância da Presidência. Os comandantes militares assumiram o poder. Em 9 de abril foi decretado o Ato Institucional Nº 1 (AI-1), que cassou mandatos e suspendeu a imunidade parlamentar, a vitaliciedade dos magistrados, a estabilidade dos funcionários públicos e outros direitos constitucionais.

Teve início um dos períodos mais negros da história brasileira.

 

Comício da Central do Brasil

Panfleto convocando para o Comício das Reformas, conhecido como o Comício da Central

(Clique no Panfleto para ampliá-lo)

Reunião dos conspiradores da ditadura militar

.

Fontes: FGV-CPDOC e Arquivo de Família


Outros acontecimentos em março


Jorge Tadeu da Silva

01 - Previsões

Michel de Notredame, mais conhecido como Nostradamus, publica o livro Os Séculos, contendo profecias sobre o futuro da humanidade, no dia 1º de março de 1555. Médico, astrólogo, teólogo e alquimista ele ganhou fama mundial com suas "centúrias" de linguagem hermética e aparentemente indecifráveis.

03 - Escândalo sexual

No dia 3 de março de 1999, 74 milhões de americanos assistem, pela TV, o depoimento da ex-estagiária da Casa Branca Mônica Lewinsky sobre seu caso com o presidente Bill Clinton.

05 - 1933 - Os nazistas ganham as eleições na Alemanha.

08 – 1917 - Protestos e greves em São Petersburgo marcam o início da Revolução Russa.

09 - 1500 - A frota de Pedro Álvarez Cabral deixa Portugal para a viagem que terminaria com o descobrimento do Brasil.

10 - Ilhas Galápagos

No dia 10 de março de 1535, as Ilhas Galápagos foram descobertas pelo bispo do Panamá Tomás de Berlanga. Localizado no Oceano Pacífico, a mil quilômetros da costa equatoriana, o arquipélago é famoso por ter inspirado Charles Darwin a formular a teoria da evolução. Formado por 19 ilhas e mais de 40 ilhotas, o arquipélago já foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade em 1978.

14 - Morre Karl Marx

Em 14 de março de 1883, morria Karl Marx, filósofo e economista alemão. Junto com Friedrich Engels, escreveu o Manifesto do Partido Comunista, em 1848, defendendo a luta de classes. Os estudos de economia política de Marx resultaram na obra O Capital, de 1867.

17 - Tratado de Bruxelas

No dia 17 de março de 1948, é firmado o Tratado de Bruxelas (da União Ocidental) entre Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França e Reino Unido. A partir daí, abriu-se o caminho para a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que trabalha em missões de Gestão de Crises.

18 - O fim dos Templários

No dia 18 de março de 1314, o grã-mestre dos Templários, Jacques de Molay, é queimado vivo em Paris. Sua morte encerra a campanha de difamação dirigida durante quase dez anos por Felipe, o Belo, rei de França, contra a poderosa ordem católica. De Molay ficou preso e foi torturado durante sete anos, até ser executado por ordem do papa Clemente.

21 - Começa o III Reich

Em 21 de março de 1933, começa o Terceiro Reich. Em 1929, os planos do governo alemão na República de Weimar de reconstruir o país após a I Guerra Mundial desmoronou com a crise econômica dos EUA. Em 1932, eram 5,5 milhões de desempregados. Estava aberto o caminho para o nazismo.  

22 - Morre o escritor Goethe

Em 22 de março de 1832 morria o escritor Johann Wolfgang Goethe, em Frankfurt. Ele nasceu em em 28 de agosto de 1749. É considerado o maior nome da literatura alemã. Entre suas principais obras, está o poema Fausto. Outro destaque é para Os sofrimentos do jovem Werther.

25 - Revolta na França

Em 25 de março de 1968, começa a revolta estudantil na Universidade de Nanterre. na França, contra a reforma educacional do Plano Fouchet. Foi uma faísca para a classe operária romper o isolamento das manifestações localizadas e retomar as greves e as ocupações de fábricas, resultando no Maio Francês.

26 - Surge a Babilônia

Em 26 de março de 1899, o arqueólogo alemão Robert Koldewey descobre as muralhas da antiga Babilônia, na região central do Iraque. Ele escavou a área por 14 anos e achou as muralhas externas, a fundação da torre de Babel, os palácios de Nabucodonosor e a avenida principal que atravessava a cidade.

27 - O terror de Auschwitz

Em 27 de março de 1940, durante a II Guerra Mundial, Heinrich Himmler ordena a construção do campo de concentração de Auschwitz, o maior do regime nazista. Localizado ao sul da Polônia, possuía três campos - de prisioneiros, de extermínio e de trabalhos forçados.

29 - Salvador é fundada

Em 29 de março de 1549, Thomé de Souza fundou a cidade da Salvador, uma das mais antigas do Brasil. Criada para ser a capital da colônia, permanecendo assim até 1763, Salvador é hoje uma das principais cidades brasileiras, palco das mais agitadas festas populares, como o Carnaval na Barra.

30 - A morte indenizada

Em 30 de março de 1999, o grupo Philip Morris é condenado por um tribunal da Califórnia a pagar US$ 81 milhões de indenização à família de um homem que morreu de câncer. Um mês antes, o mesmo fabricante foi condenado a pagar indenizações de US$ 50 milhões por um tribunal da cidade de Nova York. 

.

Fatos  históricos relatados anteriormente

.

                     FEVEREIRO - Incêndio do Joelma e a explosão do Columbia

                     JANEIRO - Diretas Já e a libertação em Auschwitz

                     DEZEMBRO - O AI-5 e Outros Fatos Históricos

                     NOVEMBRO - A Queda do Muro de Berlim e O Retorno dos Anistiados

                     OUTUBRO - O Acidente da TAM e o Assassinato de Herzog

                     SETEMBRO - Os dois 11 de setembro

                     AGOSTO - 24 de Agosto de 1.954: Getúlio Vargas suicida-se

                     AGOSTO - Berlim amanhece dividida por muro  

                     JULHO - Há 60 anos era detonada a primeira bomba atômica

.

.

Voltar ao topo da página


Pesquisa: Jorge Tadeu da Silva - Março / 2006

- Designer BNA Projetos - bnaprojetos@uol.com.br © Copyright - Jorge Tadeu da Silva - 2005/2007