Voltar Para a Página Inicial
     Página Inicial    Opinião do Jorge    Roteiros    Serviços    Aconteceu    Espaço Pessoal    Links
 

MATÉRIAS SOBRE SÃO PAULO


33º Festival de Inverno de Campos do Jordão

Jorge Tadeu da Silva

Quando saem para a temporada de férias de meio de ano, os paulistas que curtem cultura e um friozinho procuram por Campos do Jordão em busca do tradicional Festival de Inverno. Criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o festival cresceu e se popularizou. Deixou de ser um templo sagrado da música erudita. Há um pouco de tudo, e para todos os gostos e idades, nos 23 dias de programação.

Em sua 33ª edição, o Festival reúne nomes da música erudita internacional, como o trompetista Fred Mills, o tenor Ramon Vargas, o flautista Rafaelle Trevisani , ao lado do melhor de nossa MPB, de Beth Carvalho a Martinho da Vila, de Ivan Lins a João Bosco, e vai de 6 a 28 de julho. Durante todo o mês, 289 bolsistas irão aprender e se aperfeiçoar com músicos de renome como Wilfried Strehle, Manfred Preis, da Alemanha; Mary Clardy , Leonardo Garcia e Soh Hyun Park dos EUA.

E em 2002, o Festival de Inverno vai além, oferecendo às crianças espetáculos sinfônicos montados especialmente para elas. Todos os domingos pela manhã, numa forma de incentivar seu gosto pela música erudita, a meninada poderá assistir Girasonhos ou História da Orquestra e até participar de uma divertida experiência interativa entre o cinema e a música, em Fantasia, com a Banda Sinfônica Jovem, numa releitura do tradicional desenho animado de Walt Disney.

Nem tudo é música. O balé Cisne Negro também participa do festival, que traz ainda alguns programas legais para a garotada. Um deles é O Aprendiz de Maestro, bem-humorada mistura de concerto e teatro infantil protagonizada pelo ator Cassio Scapin e pelo maestro João Maurício Galindo.

Aos que preferem as guitarras elétricas aos violinos, Campos do Jordão abriga ainda, no bairro de Abernésia, um evento pop de nome estranho. Chama-se Coisa in Concert e reúne RPM, Cidade Negra, Djavan, Capital Inicial e Skank.

Destaques da programação

6/7 Abertura: Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra de Sopros Brasileira

8/7 Beth Carvalho e Banda

9/7 “Outra vez na estrada”: Sá, Rodrix e Guarabyra

10/7 “A Noiva do Condutor”, de Noel Rosa, Opereta adaptada para dois atos

13/7 “Canções de Tom e Vinícius”, Orquestra Jazz Sinfônica e “Jobiniando”, Ivan Lins e Banda

14/7 “O Aprendiz de Maestro e a História da Orquestra” Cassio Scapin, narrador, Graziela Sanchez, soprano, Sandro Bodilon, barítono, Ira Levin, piano. Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Ira Levin, regente

15/7 Concerto de Mestres Nacionais e Internacionais

18/7 Leonardo Altino, violoncelo e Soh Hyun Park, violino

19/7 Fred Mills, trompete

20/7 “Da roça e da cidade”, Martinho da Vila e Banda

21/7 Dominguinhos, Orquestra Jovem Tom Jobim

24/7 Paulo Moura, saxofone e Turíbio Santos, violão

25/7 “Momentos Marcantes”, Cisne Negro CIA. de Dança

26/7 Ramon Vargas, tenor e Mzia Bachtourize, piano

27/7 Orquestra Sinfônica e Coro Sinfônica do Estado de São Paulo – John Neschling, regente, Jamelão, Velha Guarda da Mangueira, Ivone Lara 

28/7 Céline Imbert, soprano – Paulo Szot, barítono, Orquestra Sinfônica de Bolsistas

 

Compra de ingressos

Os ingressos para os espetáculos do 33 º Festival de Inverno de Campos do Jordão começam a ser vendidos a partir do dia 5 de julho. Os preços variam de R$10 a R$50. Meia entrada para estudantes e aposentados. Entre em contato com a Central de Atendimento Ticketmaster pelos telefones: (11) 6846 6000 em São Paulo, (21) 2421 3566 no Rio de Janeiro ou (71) 330 3939 em Salvador.

 

Julho / 2002
- Designer BNA Projetos - bnaprojetos@uol.com.br © Copyright - Jorge Tadeu da Silva - 2005