Página Inicial   Textos Publicados    Roteiros    Serviços    Opinião    Aconteceu  Links

.______________________________________________

Voltar para a Página Inicial
______________________________________________
.
Voltar para Espaço Pessoal
______________________________________________
CURIOSIDADES
______________________________________________
PERGUNTAS TIRA-DÚVIDAS
______________________________________________

 

O que é que uma criança pode fazer no útero?

A criança, na barriga da mãe, é capaz de se mover, dormir, ouvir ruídos altos e chupar o dedo. Alguns pesquisadores vão mais longe e dizem que o bebe pode até registrar na memória fatos marcantes ocorridos com a mãe durante a gravidez.

Porque é que ficamos arrepiados quando estamos com frio ou com medo?

Quando sentimos frio ou medo, a nossa pele fica parecida com uma “pele de galinha". Isso deve-se à concentração dos músculos ligados à base dos pêlos. Os folículos pilosos quando contraídos formam montinhos, deixando a pele com o aspecto arrepiado.

Como são os sonhos das pessoas cegas?

Depende de como elas ficaram cegas. Se isto ocorreu após os 7 anos de idade, os seus sonhos assemelham-se aos de pessoas que vêem normalmente. Se a cegueira for proveniente do nascimento ou de quando a pessoa era muito jovem, a situação é diferente. Pelo fato de nunca saber ou de não se lembrar como é ver algo, o cego nada pode visualizar nos seus sonhos. Estes envolvem apenas sons e sensações de cheiro, tato e paladar.

Em que parte do corpo humano se encontra uma amostra completa do DNA?

No cabelo. O bulbo capilar fornece uma verdadeira cópia heliográfica do DNA.

O que é a cera do ouvido?

A cera do ouvido é formada por óleos e gordura. O ouvido fica protegido do pó e de pequenas partículas, que ficam presas nessa cera.

Qual é a única parte do corpo humano que não recebe sangue?

A córnea. Ela não é suprida pelo sangue e absorve o oxigênio necessário diretamente do ar.

Porque é que depois de uma boa noite de sono, acordamos com os olhos inchados?

Quase 70% do nosso corpo é formado por líquidos. Quando dormimos, ocorre uma redistribuição e a cabeça recebe uma parte maior de água do que a que se concentra nela durante o dia. Durante o dia, os líquidos do nosso corpo tendem a acumular-se nas pernas, graças à famosa força da gravidade.

Porque é que temos sobrancelhas?

Os pequenos e escassos pêlos desempenham um papel importante na proteção dos olhos. A chuva ou o suor que escorrem pela testa têm o seu fluxo desviado dos olhos pelas sobrancelhas. Assim, elas permitem ver mais claramente, evitam que o sal presente no suor queime ou irrite os olhos, e mantêm-nos secos.

Porque é que as injeções são dadas nas veias e não nas artérias?

Por vários motivos: primeiro, porque as veias localizam-se mais superficialmente no corpo, sob a pele, enquanto as artérias situam-se mais internamente; segundo, porque a parede das veias é mais fina, permitindo a penetração da agulha de injeção muito mais facilmente do que nas artérias. Além disso, as artérias contraem-se ritmicamente e poderiam ser lesadas se fossem perfuradas com agulhas.

Parar de fumar engorda?

Ninguém engorda porque deixou de fumar, a menos que passe a comer compulsivamente, ou ansioso pela falta de cigarro, substitua o hábito por doces, ou outras guloseimas. Um outro fator que normalmente acontece é que os ex-fumadores têm um aumento de apetite, já que com o paladar e olfato mais apurados, aumenta o prazer de comer.

O álcool ingerido no fim-de-semana é eliminado após a prática de Exercício Físico?

Esse é um dos mitos mais propagados pelos adeptos das cervejas nos fins de semana. Estas pessoas acreditam que ao transpirar estão a expelir pelo suor o álcool ingerido. Isso não tem fundamento. O álcool é absorvido pelo organismo alguns minutos após a sua ingestão, produzindo os seus efeitos, que, diga-se de passagem são maléficos. Os produtos do seu metabolismo são excretados via urina e fezes. Nada pode acelerar a sua eliminação, nem mesmo a atividade física. Portanto é inútil empenhar-se em fazer exercício físico intenso quando se está sob efeito da ressaca e pode até ser perigoso, devido ao risco de acidentes, de hipoglicemia e de complicações cardíacas. O uso de bebidas alcoólicas não combina com a atividade física.

Numa distância de 2Km, gasta-se mais calorias a Andar ou a Correr?

A mesma quantidade de calorias é gasta nas duas atividades. Na corrida, embora o esforço seja maior, o tempo para completar o percurso de 2 Km será menor. Já a caminhada exigirá menos esforço, porém, para completar o percurso de 2 Km, o indivíduo demorará mais tempo. O tempo é uma variável importante na quantificação do gasto calórico.

Os exercícios abdominais tiram a barriga?

É errada a idéia de que se exercitarmos uma determinada musculatura, perdemos gordura naquele local. Seria muito fácil se fosse assim. A gordura não queima seletivamente. Ao fazermos exercício, a gordura armazenada nos adipócitos existente no nosso organismo é acionada. E não é só num determinado local. Além do mais, as atividades que mais favorecem a “queima” de gordura, são as aeróbias, ou seja, as que usam oxigênio no metabolismo energético. Os exercícios localizados, como os abdominais, ajudam no enrijecimento das musculaturas envolvidas.

A Sauna emagrece? A água engorda?

Esta afirmação é falsa. O suor não é gordura. É apenas líquidos que o nosso organismo expele como forma de manter a temperatura equilibrada. É uma forma natural de arrefecimento do organismo. E mais, toda essa água que o nosso organismo expele, é reposta ao beber água. A água é a única substância que possui 0 calorias. E se não tem calorias, não engorda. Portanto podemos (como devemos) beber água sempre que tivermos sede.

Porque é que em algumas fotografias os nossos olhos ficam vermelhos?

Isto acontece por causa do reflexo do flash no sangue da retina. A luz entra na pupila, que costuma estar bem aberta por causa do ambiente com pouca luminosidade, e reflete os vasos do fundo do olho.

Porque é que coramos quando estamos com vergonha?

Em situações de perigo, alegria ou raiva o cérebro leva sinais até as glândulas supra-renais para produzirem adrenalina. Com isso, os vasos sanguíneos dilatam-se e o sangue passa em maior quantidade. Em regiões onde há mais vasos, como o estômago, rosto e coração, há mais sangue a circular. Por isso ficamos vermelhos.

Porque é que não dói cortar o cabelo?

O pêlo tem duas partes: raiz e haste. A raiz está dentro da pele (epiderme), numa camada onde está a papila, responsável pelo seu crescimento. As células novas empurram as velhas para cima. Assim elas vão- se “transformando” em haste já mortas. Quando arrancas o pêlo, isso dói, porque tiras a raiz que está viva. Agora, quando cortas, estás a cortar células mortas.

Porque é que nos coçamos?

Não se sabe exatamente, pois muitas comichões não têm nenhuma causa óbvia e não estão associadas a doença nenhuma. Mas muitos cientistas especulam sobre sua função. Alguns acreditam que a comichão avisa-nos de uma dor que pode surgir caso uma providência não seja tomada. Outros especulam que a finalidade era avisar ao homem primitivo que estava na hora de tirar os parasitas e larvas do cabelo e do corpo. A comichão também pode ser um sintoma inicial de algumas doenças mais graves, como diabetes, por exemplo.

Porque é que os bêbados não conseguem andar em linha reta?

Porque, por meio da corrente sanguínea, o álcool atinge o sistema nervoso central e uma das conseqüências disso é a perda do equilíbrio.

Porque é que os homens têm a maçã-de-adão?

A maçã-de-adão é uma cartilagem, junto à laringe, e é um dos órgãos envolvidos no processo da fala. O crescimento dessa cartilagem é determinado por hormônios masculinas, principalmente a testosterona. Como esses hormônios, em geral, só são encontrados em grande quantidade no organismo dos homens, principalmente na fase da puberdade, apenas eles apresentam a maçã. O tamanho vai depender do tipo físico da pessoa. Em homens com o pescoço mais comprido, a saliência tende a aparecer mais do que nos de estatura atarracada, com pescoço menor.

Porque é que os médicos pediam, num exame, que o paciente dissesse “33″?

O número 33 provoca a vibração d o pulmão cheio de ar. Se ele estiver repleto de fluido, como fica quando alguém está com pneumonia, o médico não sente a mesma vibração nas pontas dos dedos.

 

Porque é que sentimos calor em temperaturas acima

 de 30 graus se a média do nosso corpo é de 36 graus?

 

O organismo produz e liberta calor quando realiza as atividades do quotidiano. Quando a temperatura externa é igual ou maior do que a do corpo, o organismo tem dificuldade em trocar calor com o ambiente. Nesse caso, o suor funciona como mecanismo de defesa, arrefecendo o corpo.

Porque é que sentimos um choque quando batemos com o cotovelo?

Uma batida em outras partes do corpo que tenham nervos também pode dar essa reação, pois o nervo choca com 2 superfícies duras: o osso e o objecto em que se bateu, e isso dá a sensação de choque.

Porque é que temos sinais na pele?

Os sinais são uma concentração anormal de melanócitos - as células que produzem o pigmento melanina, responsável pela cor da pele. Quando ocorrem na camada mais profunda da pele, as manchas têm um coloração azulada, mas geralmente são marrons ou pretas. Os recém-nascidos raramente têm pintas, pois elas costumam aparecer e evoluir na infância ou, no caso da mulher, durante a gravidez, quando novas pintas se formam e as existentes aumentam de tamanho.

Porque é que, quando faz frio, deitamos “fumo” pela boca?

Durante a respiração, os pulmões expelem vapor de água, geralmente invisível. Mas o frio condensa o pequeno vapor morno proveniente dos pulmões num acúmulo de partículas mais densas, próximas do estado líquido. É essa névoa de gotículas de água que vemos sair da boca ou do nariz nos dias mais frios.

Quantos fios de cabelo temos na cabeça?

Uma pessoa normal tem entre 120 mil e 150 mil fios de cabelo. O cabelo cresce cerca de 20 centímetros por ano, mais rapidamente no verão e à noite do que no inverno e durante o dia. Depois de três anos, o fio será substituído por outro, que nasce no mesmo poro.

Porque é que as unhas das mãos crescem mais rapidamente do que as unhas dos pés?

O sangue chega mais facilmente às mãos do que às extremidades inferiores do corpo. As mãos estão mais perto do coração e é mais fácil o sangue chegar lá. Tendo menos sangue, as unhas dos pés demoram um pouco mais de tempo a crescer. As unhas das mãos crescem 4 vezes mais do que as dos pés.

Do que é feito o peido?

A composição do gás é altamente variável. A maior parte do ar que engolimos, especialmente o componente Oxigênio, é absorvido pelo corpo antes do gás alcançar os intestinos. Quando o ar atinge os intestinos, a maior parte do que resta é nitrogênio. Reações químicas entre o ácido estomacal e os fluidos intestinais também podem produzir dióxido de carbono, que também é um componente do ar e um produto da ação bacteriana. As bactérias também produzem Hidrogênio e metano.

O que faz os peidos cheirarem mal?

O odor dos peidos vem de pequenas quantidades de sulfeto de hidrogênio (gás sulfídrico). Esses compostos contêm enxofre. Quanto mais rica em enxofre for a sua dieta, mais desses gases vão ser produzidos pelas bactérias no seu intestino e mais os seus peidos vão cheirar mal. Pratos como couve-flor, ovos e carne são notórios por produzirem peidos mal-cheirosos, enquanto o feijão produz grandes quantidades de peidos, não necessariamente mal-cheirosos.

O lado direito do corpo é igual ao lado esquerdo?

Não, a simetria do corpo não é perfeita. Um braço de uma pessoa pode ser mais curto do que o outro, sem que isso seja um defeito físico. Mesmo nos órgãos internos, as diferenças existem. Os pulmões, por exemplo, são diferentes. O lado direito tem três divisões (ou lobos) e é maior que o esquerdo, que só tem dois lobos.

O que é o bruxismo?

Não, não é nenhum tipo de feitiçaria. O Bruxismo é aquele ranger de dentes que acontece durante o sono. As crianças e os adultos apertam as mandíbulas e movimentam a arcada, fazendo barulho e desgastando os dentes. A força do ranger é trinta vezes maior do que a realizada para mastigar alimentos. A palavra vem do grego “bruxus", que significa atrito.

O que é o coma?

É a completa falta de consciência, a perda de reações nervosas ao estímulo interno. O coma pode ser mais ou menos profundo e ser provocado por diversas causas. Os casos mais profundos podem durar prazos indefinidos e são causados pela pouca ou nenhuma oxigenação do cérebro, gerando lesões irreversíveis.

Porque é que devemos pegar nos CDs pelas bordas, sem tocar no miolo?

Os CDs são bastante resistentes e mesmo alguns arranhões não alteram a qualidade de som. No entanto, certos cuidados ajudam mais a preservar a constituição física do seu equipamento de som do que o CD propriamente dito. Tocar na parte debaixo do CD, que é lida pelo aparelho, propicia o acúmulo de pó e gordura, o que pode prejudicar o leitor a laser e o motor do equipamento.

Porque é que os rolos fotográficos são vendidos com 12, 24 e 36 fotografias?


Oskar Barnark criou a câmara Leica, que tinha capacidade máxima de 36 fotografias e a Kodak adotou o padrão dessa câmara para o comprimento do rolo. A empresa lançou ainda o rolo de 18 fotos. Aumentou para 20 e depois para 24 fotografias. Este aumento foi feito devido à preferência do consumidor, assim como o lançamento do rolo com 12 fotos. Apesar de mais caro, este número acabava com a inconveniência de ter que tirar mais fotos que o necessário só para acabar como filme.

Porque é que os pneus são pretos?

Porque recebem uma substância preta chamada carbono. Se os pneus fossem feitos sem carbono, iriam desintegrar-se como a borracha que usamos na escola.

Qual é a diferença entre a milha náutica e a milha terrestre?

O sistema de medida terrestre surgiu durante o Império Romano. O mille passus correspondia a mil passos duplos de um comandante de milícia. Isso é o equivalente a 1.609,344 metros. Já a milha náutica é o tamanho da linha do Equador -40 mil quilômetros - dividida por 360º - a superfície da Terra - e depois por 60 - já que cada grau corresponde a 60 segundos. O resultado arredondado é 1.852 metros.

Porque é que existe a Coréia do Norte e a Coréia do Sul?

No século I da Era Cristã, a península Coreana era dividida em três reinos. O reino de Silla unifica a região em 668. Em 935 é fundada a dinastia Koryo, que dá origem ao nome ocidental do país, Coréia. Nos séculos seguintes, o território é disputado por chineses, mongóis, japoneses e russos. Em 1910, o Japão anexa o território após uma guerra prolongada em que derrota os chineses e os russos. Durante a II Guerra Mundial, milhares de coreanos são levados para trabalhos forçados no Japão e em países sob ocupação japonesa. A resistência dentro da Coréia é esmagada, mas os grupos antijaponeses atuam no exílio, com destaque para o Partido Comunista Coreano (PCC), apoiado pela URSS. Com a rendição Japonesa em 1945, a península Coreana é dividida em duas zonas de ocupação - uma norte-americana, no sul, e outra soviética, no norte -, correspondendo ao antagonismo da Guerra Fria. Os dirigentes do PCC assumem posições de comando na zona soviética. As negociações para unificação das Coréias fracassaram, e, em 1948, são criados dois Estados distintos: Coréia do Norte e Coréia do Sul.

De onde vem o som de um trovão?

Os cientistas acreditam que a causa para os trovões é a rápida expansão do ar que se aquece devido ao relâmpago.
A enorme energia do raio aquece um estreito canal de ar a temperaturas superiores a 50.000ºC. Isto acontece tão rapidamente - em alguns milésimos de segundo - que o canal de ar quente não tem tempo de se expandir enquanto aquece. Isto produz uma grande pressão dentro do canal, que pode ultrapassar as 100 atmosferas. A elevada pressão gera uma perturbação sonora que é percebida como o som de um trovão.

Porque é que o mar é salgado?

Durante milhares de anos, as águas das chuvas lavaram as rochas, dissolvendo uma parte dos sais que as constituem. As águas dos esgotos despejam anualmente milhões de toneladas de minerais nas fossas marinhas. As águas dos mares são mais salgadas que as águas continentais por causa da evaporação , que provoca uma salinização constante e particular de cada mar.

Porque é que primeiro vemos o raio e só depois ouvimos o trovão?

O relâmpago é a luminosidade produzida quando a eletricidade é lançada de uma nuvem e o trovão é o som do relâmpago. A velocidade da luz é 100 mil vezes mais rápida que a do som; a luz viaja a 300 mil quilômetros por segundo, enquanto que o som viaja a 345 metros por segundo. Desta forma, vemos primeiro a luz, que é mais rápida, e depois vem o som, que não é tão veloz.

Porque é que um livro de mapas é chamado de Atlas?

O termo vem do nome de uma personagem da mitologia grega. Como punição por lutar contra os deuses, Atlas foi forçado a carregar o globo terrestre nos ombros. Esta cena passou a ilustrar vários livros de mapas da antiguidade. Com o tempo, esses livros ficaram popularmente conhecidos como Atlas.

Porque é que um objecto que cai na água forma ondas em círculos?

Porque, ao cair, o objecto transmite à água parte da energia do seu movimento. Esse ponto retransmite a energia recebida para pontos vizinho por meio de vibrações, que geram as ondulações que vemos. E a energia provocada pelo choque vai espalhando-se em circunferências cada vez maiores.

Porque é que apenas a superfície dos rios e dos lagos congela?

A superfície dos rios e lagos congela pelo contacto com o ar frio da superfície. Quando a temperatura atinge valores inferiores a 4°C, a água dilata, tornando-se menos densa à medida que se solidifica. Isso faz com que a parte mais fria permaneça acima da mais quente, congelando apenas o topo. Como a densidade da água é máxima a 4°C, é nessa temperatura que ela se mantém nas profundidades.

Como é que funciona o eco?

Quando uma onda sonora encontra uma barreira, ela reflete-se, voltando para o local de onde veio. Desta forma nasce o eco. As impressões sonoras persistem no ouvido durante um décimo de segundo. E só há eco quando a distância percorrida pelo som até ao obstáculo é superior a 17 metros, sendo a velocidade do som no ar de 340 m/s.

Como é que o vento se movimenta?

Quando o Sol aquece a Terra, nem todas as regiões são aquecidas de forma igual. Algumas partes do planeta ficam mais quentes, e outras partes, mais frias. O ar das regiões mais quentes expande-se e eleva-se. Quando isso acontece, o ar dos locais mais frios toma esse espaço, fazendo com que o ar se movimente, criando o vento.

Como é que se forma a geada?

Durante a noite, a temperatura diminui. No meses de outono e inverno, nas regiões frias, o vapor de água ao nível do solo, transforma-se em finos cristais de gelo, que se agarram à relva ou à terra. A geada derrete quando a temperatura do ar aquece o suficiente para isso.

Como é que se forma a neve?

A neve é formada nas camadas mais altas das nuvens, quando a temperatura lá em cima está abaixo de zero. As gotas de água congelam-se e transformam-se em flocos de neve. Isto é comum em grandes altitudes, mas nem toda a neve chega ao chão. À medida que os flocos se aproximam do solo, a temperatura aumenta e eles derretem. Nas montanhas é comum nevar mesmo com a temperatura perto dos 4 graus, pois a grande altitude impede que a neve se derreta.

Como é que se forma uma onda no mar?

A onda é o resultado da ação do vento sobre a camada superficial da água do mar. Quando o vento sopra, ele gera um movimento na água que produz a onda. Apesar de parecer que as ondas andam em linha reta, elas, na verdade, deslocam-se em sucessivos movimentos circulares.

Como é que se forma o arco-íris?

A cor branca é formada por uma mistura de cores que podem ser decompostas com o auxílio de certos prismas transparentes - de cristal, por exemplo - formando uma imagem conhecida pelos cientistas como espectro. O espectro é uma faixa de sete listas principais nas cores vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil e violeta. O arco-íris é o espectro formado pela luz solar ao atravessar as gotas da chuva, que funcionam como um prisma de cristal.

Como é que um vulcão entra em erupção?

A Terra é formada por placas endurecidas, que são a crosta terrestre, e por placas de rochas derretidas, o magma que fica no interior do planeta. Um vulcão entra em erupção quando as placas se movimentam e o magma é lançado para fora. Essa massa, conhecida como lava, é composta de metais, como magnésio e ferro, e atinge uma temperatura de 1.200 graus.

O que é a chuva de granizo?

É comum nevar e chover ao mesmo tempo. Se a temperatura perto do solo estiver muito alta para haver somente neve e muito baixa para haver somente chuva, as duas ocorrem ao mesmo tempo. Os flocos de neve que não se derretem juntam-se, formando blocos de gelo. É a chuva de granizo.

O que são os terremotos e por que é que eles acontecem?

O manto, que é a camada superficial do nosso planeta, é formado por 20 placas, que se esbarram levemente. Quando isso acontece, há uma grande pressão nas rochas das bordas das placas; e às vezes, as rochas prendem-se e a pressão aumenta. Quando se desprendem, produzem ondas de choque cujos movimentos se refletem na superfície da Terra. Esses movimentos são os terremotos, e são ondas tão fortes que podem ter a potência da explosão de 200 toneladas de dinamite.

Para onde vai a água das chuvas?

Parte das águas pluviais evapora-se, formando nevoeiro e nuvens, e outra parte infiltra-se nos solos permeáveis, indo alimentar as nascentes e os rios subterrâneos. Nas depressões impermeáveis, a água das chuvas forma lagoas e pântanos. A maior parte corre pelos declives e vai engrossar rios.

Para onde vai a água do mar quando a maré baixa?

As marés são causadas pela força de atração da Lua, que faz com que a água do oceano suba em direção a ela. Seis horas depois da maré alta, a Terra completa um quarto de volta ao redor do seu eixo. Essa rotação desloca o mar que já não fica diretamente sob a Lua. Daí vem a maré baixa.

Porque é que existe o Horário de Verão?

O Horário de Verão é usado para economizar energia elétrica. Como no verão os dias são mais longos, aproveita-se a luz natural do dia, poupando assim a luz produzida artificialmente.

Porque é que no verão o pico das montanhas muito altas continua com neve?

Por cada 180 metros, a temperatura diminui um grau. Como estas montanhas ficam em grandes altitudes, as temperaturas nessas alturas são sempre muito baixas. Mesmo quando o dia é mais quente, a neve não consegue derreter, porque as noites são muito geladas. Além disso, se a neve derreter, uma nova camada surge. Depois de 2.700 metros de altitude, a neve nos picos é eterna.

Porque é que nos países onde neva se costuma deitar sal nas estradas?

Porque o sal misturado com a água faz baixar a temperatura na qual ela congela. O sal ajuda a evitar a formação de gelo escorregadio.

Como se elege um novo Papa?

O nome da reunião fechada em que os cardeais elegem o Papa é o conclave ("com chave") que foi adaptada 1216. Os 120 cardeais com direito ao voto dirigem-se às suas cadeiras na capela Sistina, dentro do Vaticano, e são simbolicamente trancados ali. O mestre-de-cerimônias distribui as cédulas. Na parte de cima, elas têm a seguinte inscrição:
“Eligo in summum ponti-ficem” (Escolho para sumo pontífice). A parte de baixo traz um espaço em branco, onde os cardeais escrevem o nome do seu preferido. Todos podem votar em todos.
Um por um, segurando a cédula de nodo que possa ser vista pelos demais, dirigem-se até ao altar, onde estão os apuradores e sobre o qual se situa o cálice coberto por um prato. Ajoelham-se, rezam por um curto tempo, erguem-se e pronunciam em voz alta um juramento idealizado pelo Papa Paulo VI: “Chamo por testemunha a Cristo, que saberá que o meu voto está a ser dado àquele que, diante de Deus, julgo que deve ser o eleito".
Cada um põe a cédula no prato e faz com que ela caia dentro
do cálice. Quando as 120 cédulas forem depositadas, os apuradores agitam bem o cálice e começam a contar os votos. Este processo repete-se até que um cardeal consiga dois terços (oitenta) dos votos.
As cédulas e as listas de controlo são colocadas no forno, nos fundos da capela, e o fumo sai pela chaminé. É sinal que o papa ainda não foi escolhido. O fumo branco anuncia o final da eleição.

Como é que os faraós eram embalsamados?

Em primeiro lugar, o cérebro, os intestinos e os outros órgãos vitais eram retirados. Nessas cavidades, colocavam-se resinas aromáticas e perfumes. Depois, os cortes eram fechados. Mergulhava-se, então, o cadáver num tanque com nitrato de potássio (salitre) para que a umidade do corpo fosse absorvida. Ele permanecia ali por setenta dias. Após este período, o corpo era lavado e enrolado numa tira de algodão, com centenas de metros, embebida em betume, uma substância pastosa. Só aí é que o morto ia para o túmulo. Este processo conservava o cadáver praticamente intacto por séculos. A múmia do faraó Ramsés II, que reinou no Egito entre 1304 e 1237 a.C., foi encontrada em 1881 apenas com a pele ressequida. Os cabelos e os dentes continuavam perfeitos.

De onde vem a expressão “tempo é dinheiro"?

O físico Benjamin Franklin (1706-1790) teria chegado a ela depois de ler obras do filósofo grego Teofrasto (372-288 a.C). O pensador grego, a quem é atribuída a autoria de cerca de 200 trabalhos em 500 volumes, teria mencionado a frase: “o tempo custa muito caro". Isto porque ele escrevia, em média, um livro por cada dois meses.

De onde vem a palavra “brincar"?

Esta palavra tem origem latina. Vem de vinculum que quer dizer laço, algema, e é derivada do verbo vincire, que significa prender, seduzir, encantar. Vinculum tornou-se brinco e originou o verbo brincar, sinônimo de divertir-se.

Porque é que as pessoas se cumprimentam com um aperto de mãos?

Esta antiga tradição começou no tempo das grandes batalhas. Os adversários davam as mãos para mostrar que não escondiam nenhuma arma. Era um sinal de confiança entre as duas partes.

Porque é que quando estamos em pé, mas com o tronco do corpo tombado, as pessoas dizem “foi assim que a Alemanha perdeu a guerra"?

Porque quando o exército Alemão atacou a Rússia, os soldados estavam tão exaustos e havia tanto gelo que eles mal conseguiam andar. Fatigados, eles acabavam por tombar na neve, com as pernas e o tronco formando um ângulo de 90 graus.

Qual é a origem da palavra “folclore"?

A palavra folclore é aceita internacionalmente desde 1878. A expressão apareceu pela primeira vez na imprensa publicada na revista The Athenaeum, há cerca de 150 anos. O texto, do arqueólogo inglês William John Thoms, propunha o estudo de culturas diversas. O autor sugeria a junção das palavras folk (povo) e lore (sabedoria) para designar tal ocupação.

Qual é a origem da palavra “tempo"?

A palavra tempo tem origem no latim. Ela é derivada de tempus e temporis, que significam a divisão da duração em instante, segundo, minuto, hora, dia, mês, ano, etc. Os latinos usavam aevum para designar a maior duração, o tempo. A palavra idade, por exemplo, surgiu de aetatis, uma derivação de aevum.

Qual era a diferença entre piratas e corsários?

Os piratas atacavam por conta própria, ao contrário dos corsários, que atuavam em nome de um rei. Atacavam navios de países inimigos, usando a bandeira do seu país, e dividiam o saque com o rei, que ficava com a maior parte. Esta não era a regra geral, já que a maioria dos piratas era independente.

Qual é a comida que dura mais tempo sem se estragar?

O mel pode durar praticamente para sempre, quando bem conservado. Nas câmaras subterrâneas do Egito antigo, onde eram deixados alimentos em homenagem aos mortos, encontrou-se mel ainda comestível.

Os produtos Diet não engordam?

É chamado de Diet qualquer produto dietético sem adição de açúcar. São recomendados para os diabéticos, desde que estejam no seu peso normal, já que, por não possuírem sacarose, não provocam uma elevação rápida da taxa de açúcar circulante (glicemia). Mesmo não contendo açúcar, alguns alimentos Diet podem apresentar um elevado teor calórico, como é o caso dos chocolates e de alguns gelados, devendo ser evitados por quem precise de emagrecer. É muito freqüente a confusão entre os termos Diet e Light. A denominação Light é reservada aos alimentos com teor reduzido de calorias.

Como é que se sabe o número de calorias de um alimento?

Somam-se as calorias produzidas pelas gorduras, proteínas e hidratos de carbono, que entram na composição dos alimentos e têm a função de produzir energia para o organismo. Cada grama de gordura queimada produz 9 calorias; a mesma quantia de proteínas ou hidratos de carbono produz 4 calorias.

De onde vem a expressão “banho-maria"?

É uma alusão à alquimista Maria, possivelmente irmã de Moisés, o líder hebreu que viveu entre os séculos XIII e XIV a.C. Foi ela quem inventou o processo de cozinhar lentamente alguma coisa mergulhando um recipiente com a substância em água fervente. Ou também pode ser uma referência à Virgem Maria, símbolo de doçura, pois o termo evoca “o mais doce dos cozimentos".

De onde vem o caviar?

O caviar é feito de ovas salgadas de esturjão, o maior peixe de água doce do mundo. Elas precisam de ser retiradas do peixe ainda vivo num prazo máximo de 15 minutos para depois serem peneiradas, lavadas e secas.

O chocolate que fica esbranquiçado está estragado?

Sim. O chocolate com aspecto esbranquiçado sofreu a ação do calor. Um dos principais componentes do chocolate é a manteiga de cacau. Quando o produto é exposto a temperaturas acima de 28ºC, ele amolece e a manteiga separa-se do cacau. A manteiga fica concentrada na superfície do chocolate mesmo depois de ele voltar a endurecer. Após alguns dias, a manteiga pode iniciar um processo de proliferação de fungos e tornar o chocolate impróprio para o consumo humano.

Porque é que a pimenta nos faz espirrar?

Um dos culpados disso é o óleo encontrado na pimenta, que é retirado das sementes da planta e é usado para condimentar lingüiças, molhos, carnes, etc. Outra culpada é a piperina, substância presente nas pimentas preta e branca. Mas, espirramos principalmente porque se costuma usar a pimenta em pó, e quando as suas partículas são aspiradas pelo nariz, o organismo tende a expeli-las, assim como faz com qualquer outro tipo de pó.

Porque é que as pipocas rebentam?

O grão de pipoca contém água no seu interior. A explosão da pipoca não é nada mais do que a expansão do vapor de água dentro do grão. Sabe-se que muito antes de Colombo descobrir a América, os índios do norte do continente americano já comiam pipocas. Eles começaram a fazê-las com a espiga inteira colocada num espeto e levada ao fogo. Depois, passaram a deitar o grãos soltos diretamente para o fogo. Outro modo era cozinhar o milho numa panela de barro cheia de areia quente.

Porque é que as frutas mudam de cor quando amadurecem?

A maturação das frutas é caracterizada, entre outras coisas, por uma alteração de cor. A cor verde, devido à clorofila, desaparece em proveito de outros pigmentos, as carotinas e os antocianos. Este fenômeno, acompanhado por um amolecimento da polpa da fruta, deve-se a transformações químicas verificadas em função da temperatura, da intensidade luminosa e do teor de oxigênio e gás carbônico dos tecidos da fruta.

Porque é que as garrafas de vinho não são transparentes?

O vidro colorido das garrafas funciona como um filtro solar. O vinho é como a pele: sofre com os raios UVA. Se deixado em lugar ensolarado pode ter o seu aroma e sabor alterados. Mesmo que a garrafa sirva de proteção, é necessário guardá-las em local protegido do calor e da luminosidade.

Porque é que descascar cebolas nos faz chorar?

A cebola tem um óleo que evapora quando ela é cortada ou descascada. O vapor do óleo afeta os nervos do nariz que estão ligados aos olhos. Por isso eles lacrimejam.

Porque é que os chefs de cozinha usam chapéus brancos e altos?

O costume data do século XV, quando os cozinheiros eram bem pagos e respeitados pelos gregos na era bizantina. Quando os turcos derrubaram o Império Bizantino, em 1453, os bons chefs esconderam-se entre os monges. E, para não serem identificados, adotaram as vestimentas dos monges, incluindo um chapéu negro e alto. Com o tempo, mudaram a cor do chapéu para se diferenciarem do clero.

Porque é que os queijos suíços têm buracos?

Os buracos são formados com a expansão de gases emitidos por uma bactéria. Ela é colocada durante os primeiros estágios da produção do queijo suíço e ajuda a amadurecê-lo e a dar-lhe o seu sabor característico.

Qual é a diferença entre os biscoitos cream cracker e os de água e sal?

A massa dos biscoitos cream cracker é mais gordurosa, com cerca de 16% de gordura. Já os biscoito de água e sal possuem apenas 7%. A gordura deixa o biscoito cream cracker mais crocante e cremoso e o próprio nome em inglês indica isso. Um legítimo cream cracker tem 32 calorias, enquanto que o de água e sal tem 27.

Qual é a diferença entre produtos light e diet?

Os produtos light têm menos calorias que os tradicionais. Os produtos diet não são, necessariamente, menos calóricos, pois podem ter mais gordura que os tradicionais. Os produtos diet são destinados aos diabéticos por não possuírem açúcar.

Porque é que o leite derrama quando ferve?

O leite, ao ferver, expande-se e sobe. O aquecimento faz com que a água contida no leite ferva e evapore. Quando isso acontece, ela leva consigo proteínas do leite que possuem baixo peso molecular e estão na camada mais superficial do líquido - assim, elas acabam por transbordar.

O que são os soluços?

São uma contração involuntária do diafragma, principal músculo responsável pela respiração. A causa mais comum são os distúrbios gastrintestinais passageiros, que podem ser provocados pela ingestão de uma grande quantidade de alimentos ou de substâncias que irritem o aparelho digestivo, onde existem receptores que informam o sistema nervoso sobre a qualidade do que foi ingerido. O sistema nervoso manda um reflexo para o diafragma, provocando uma inspiração abrupta que termina com o fechamento repentino da glote, região que liga a faringe com a laringe.

O que é o sonambulismo?

O sonambulismo é provocado por uma arritmia cerebral, geralmente hereditária, e acontece com mais freqüência nas crianças com idades entre os três e dez anos. Trata-se de um distúrbio benigno que ocorre na primeira das seis passagens noturnas de um sono mais profundo para uma mais superficial. As funções motoras despertam, enquanto a consciência continua a dormir. O sonâmbulo movimenta-se, mas não sabe o que está a acontecer.

Para que serve o apêndice?

O apêndice é um órgão linfóide de defesa. O apêndice originalmente fazia parte do intestino grosso. Nos animais herbívoros, ele tem a função de uma bolsa de fermentação, onde as bactérias digerem a celulose. No ser humano o apêndice é bastante atrofiado e não exerce funções digestivas. A única coisa que faz no nosso corpo é produzir glóbulos brancos - ainda assim em quantidades pouco representativas. Quando fica inflamado, deve ser removido.

Pensar queima calorias?

As células nervosas - neurônios - retiram energia do oxigênio e da glicose para realizar as atividades cerebrais. Os neurônios gastam entre 7 a 10 miligramas de glicose por minuto por cada 100 gramas de peso do cérebro. Isto corresponde a uma variação de 0,028 a 0,040 calorias por minuto.

Quanto tempo é que um homem agüenta sem dormir?

Experiências científicas revelaram que após quatro dias é impossível ficar acordado sem seqüelas. Durante a ditadura militar, este era um dos métodos de tortura utilizados e acredita-se que houve pessoas que morreram em decorrência disso. Durante o sono ocorre a recuperação dos músculos e dos ossos, porque ele estimula a secreção de um hormônio regenerativo, além de organizar o nosso lado emocional. Prova disso é o mau-humor e a irritação decorrentes de noites de insônia.

Porque é que as lágrimas são salgadas?

As lágrimas contêm sal e uma outra substância desinfetante que mata os germes e evita a infecção dos olhos. Elas são formadas pelas glândulas que ficam logo acima do globo ocular. Quando essas glândulas não funcionam bem, os olhos ficam secos.

Porque é que a palma da mão e a sola do pé não se bronzeiam?

Porque a pele dessas partes é diferente: a derme é mais grossa do que as demais áreas do corpo. E também ficam menos expostas aos raios do sol.

Porque é que algumas pessoas enjoam quando andam de barco?

O sistema nervoso autônomo, responsável pelos movimentos involuntários do corpo, percebe o balanço da embarcação, em razão das variações consecutivas na posição do labirinto do ouvido, que comanda o equilíbrio do organismo. Isso causa uma série de alterações orgânicas, como vertigens, contração do estômago e secreção dos sucos gástricos, provocando mal-estar e vômitos.

Porque é que as pessoas gaguejam?

O gago tem um distúrbio no ritmo da linguagem que pode ter sido causado por fatores psicológicos (problemas no relacionamento familiar, ciúmes, insegurança ou ansiedade) ou fatores físicos (complicações na hora do parto ou acidentes que provoquem traumatismos no cérebro).

Porque é que algumas pessoas espirram ao olhar para o Sol?

Esta reação chama-se “reflexo cruzado". Qualquer luz forte a provoca. No cérebro, existem 12 pares de nervos que levam mensagens motoras e sensoriais para o sistema nervoso. As mensagens do nervo que cuida da visão passam por vias muito próximas às enviadas pelo nervo do olfato e pelo trigêmeo, que comenda a concentração dos nervos da mucosa nasal. O espirro, então, é inevitável.

 

 

Porque é que às vezes, quando estamos a adormecer,

 temos a sensação de que estamos a cair?


Isso é a alucinação hipogênica, o momento exato em que o sono está a ser gerado. Acontecem abalos motores que, quando mais intensos, reflectem-se nos músculos, criando a sensação de queda.

Porque é que bocejamos?

Quando estamos cansados ou entediados o metabolismo fica mais lento e o nível de dióxido de carbono no sangue tende a aumentar. Durante o bocejo, a pessoa inspira mais ar e o organismo equilibra-se. Isto porque a quantidade de oxigênio na corrente sanguínea aumenta.

Porque é que as pessoas têm chulé?

Mesmo sem chulé, o pé tem um cheiro característico. Todos os animais produzem certas substâncias no corpo que exalam odor, são as ferormonas. Elas servem para identificar o indivíduo e, em certos animais, como forma de atração sexual. O chulé aparece quando a pele dos pés é atacada por micróbios (plantas ou animais microscópicos) que agem juntamente com o suor do corpo.

Porque é que o corpo fabrica gases?

Os gases do estômago (arroto) são o ar que engolimos pela boca. Até a composição dele é igual à do ar que respiramos: nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e dióxido de carbono. Já os gases do intestino, fabricados pelo intestino grosso durante a digestão, possuem também o gás metano, produzido quando os alimentos se decompõem.

Porque é que se diz que alguém que está com medo vai fazer xixi nas cuecas?

Porque uma situação que nos causa medo pode desencadear uma reação do sistema nervoso que aumenta a pressão sobre a bexiga, levando à contração involuntária do órgão e ao descontrole urinário.

O que é a comichão?

Há receptores sensoriais logo abaixo da superfície da pele que enviam mensagens ao cérebro. A sensação de comichão parece fluir pelos mesmos caminhos do sistema nervoso que a sensação de dor flui. A grande maioria dos receptores sensoriais são terminais nervosos “livres", que levam tanto as sensações de dor quanto de comichão ao cérebro. Esses receptores de dor são os mais comuns no nosso sistema nervoso. Quando trabalham com baixo nível de atividade parecem mais sinalizadores de comichão do que de dor.

Para que serve a saliva?

A saliva tem várias funções: lubrifica e umedece o interior da boca para facilitar a fala e transformar os alimentos numa massa fácil de ser digerida; ajuda a controlar a quantidade de água no organismo (quando o corpo está com falta de água, a boca fica seca, surgindo a sede) e também tem a função de dificultar a cárie, ao circular na boca e remover restos de alimentos e bactérias. Diariamente, passam pela boca 1 a 2 litros de saliva produzidos pelas glândulas salivares.

Porque é que algumas pessoas desmaiam ao ver sangue?

Essas pessoas estão-se a defender de uma situação que as deixa em estado de choque emocional. Nessas situações o cérebro liberta adrenalina e acetilcolina para o sangue, substâncias que dilatam os vasos sanguíneos. A pressão arterial diminui, dificultando o retorno do sangue oxigenado ao cérebro e causa o desmaio.

Porque é que as pessoas ressonam?

O que causa o ressonar é uma obstrução parcial das vias respiratórias, que pode ocorrer por vários motivos, como rinites, desvio do septo nasal e sinusite. A obstrução relaxa os músculos do tórax, que provoca a abertura involuntária da boca. O ar que entra encontra resistência na língua, na úvula e nas amídalas e vibra, como se estivesse dentro de um aparelho de sopro.

Porque é que quando ficamos muito tempo na água as nossas mãos ficam enrugadas?

Porque o contacto com a água dilui a fina camada natural de óleo que cobre a pele. Sem o óleo, que funciona como uma proteção, a água penetra no corpo através dos poros, fazendo com que a pele inche e enrugue. Mas quando seca, volta ao normal.

Porque é que suamos quando sentimos calor?

Para refrescar o organismo. Quando o corpo sente calor depois de alguma atividade física ou quando estamos com febre, pequenas glândulas na pele soltam o suor. O suor é um líquido levemente salgado, composto por 99% de água. A água evapora e ajuda a absorver o calor da pele, deixando o corpo mais fresco. Mas, se o local for quente e úmido, a água não evapora e suor não é suficiente para refrescar.

Porque é que a barriga faz barulho quando temos fome?

O estômago faz barulho quando se está a preparar para receber os alimentos. Este processo acontece nos horários em que a pessoa está habituada a comer. O estômago contrai-se e as paredes do abdômen funcionam como uma espécie de amplificador. Por isso, parece que temos um monstro dentro da barriga.

As lágrimas e o suor têm a mesma composição?

Tanto as lágrimas como o suor são formados por água e cloreto de sódio. Mas cada um em quantidades diferentes. As lágrimas têm a mesma concentração de cloreto de sódio que o plasma, a parte líquida do sangue. Já o suor tem um teor muito mais baixo da substância, metade do que têm as lágrimas. Isto porque ele serve para reduzir a quantidade de calor do corpo. Muito cloreto de sódio dificultaria a evaporação da água.

Qual é a função das impressões digitais no nosso corpo?

As pequenas saliências da pele, as cristas papilares, são úteis porque funcionam como antiderrapante. Se a palma e as pontas dos dedos fossem totalmente lisas, os objetos escorregariam da mão com muito mais facilidade. O mesmo vale para a planta e os dedos dos pés: aumentam a aderência ao chão.

Como é que nasce um “galo"?

Quando se leva uma pancada na cabeça, alguns dos vasos sanguíneos que irrigam a região rompem-se, deixando vazar o plasma, parte líquida do sangue composta principalmente de água. Como logo abaixo deles está o crânio, esse líquido não tem por onde vazar, e forma uma saliência.

De onde vêm os sonhos?

Uma pessoa acordada usa a consciência para tomar decisões e agir. A consciência é a parte do cérebro que convive e atua no dia-a-dia. Entre os vários níveis da consciência, existe o subconsciente. Ele, além de guardar as memórias pessoais, também é o responsável pela criação dos sonhos. Durante o sono o subconsciente formula histórias para se comunicar com o consciente.

Ler no carro ou no autocarro pode descolar a retina?

A retina é a região do olho que recebe a luz e transforma-a em sinais que serão enviados para o cérebro. Ela fica colada no fundo do olho e mantém as estruturas oculares no lugar com uma espécie de gelatina chamada humor vítreo. Apenas uma lesão muito forte, como uma pancada, é capaz de a fazer descolar. Já as pessoas muito idosas ou os automíopes, que têm miopia acima de 8 graus, é que podem ter a retina descolada sem motivos aparentes.

Como é que a água produz energia elétrica?

Para entender o processo é preciso saber a diferença entre as energias potencial e cinética. A potencial é a capacidade de movimento do objecto estático (energia sem movimento) enquanto a cinética é o próprio deslocamento (energia do movimento). Numa represa, a água parada acumula energia potencial. Quando as comportas são abertas, a energia potencial transforma-se em cinética e move as turbinas. A energia elétrica é produzida por um gerador que funciona com o movimento das turbinas.

Como funciona a escala de Richter?

A escala de Richter, que mede a intensidade dos terremotos, foi desenvolvida pelo sismólogo americano Charles Francis Richter e começou a ser usada em 1935. Um pêndulo, com oscilação controlada, é fixado numa base de cimento que registra tremores em três direções: duas horizontais e uma vertical. A escala vai de zero a nove e os tremores fracos receberam valores próximos de zero. Cada unidade representa dez vezes a magnitude do tremor.

É verdade que a casca da laranja é inflamável?

A casca de laranja tem um combustível formado por uma mistura de óleos essenciais. Cerca de 90% desses óleos são constituídos por limoneno, substância pertencente aos hidrocarbonetos (composição de carbono e hidrogênio). Esse composto é inflamável. A gasolina, produto derivado do petróleo, também tem uma mistura de hidrocarbonetos.

O que é a ilusão de óptica?

Nem sempre nossos olhos retratam fielmente a realidade. Na verdade, é o nosso cérebro que interpreta as coisas de forma um pouco distorcida de vez em quando. Ele também pode completar imagens onde faltam peças e o resultado fica esquisito. Isso são as ilusões de óptica.

Para que serve a camada de ozônio?

A camada é constituída pelo gás ozônio e forma um espécie de capa protetora ao redor de todo o planeta. Ela funciona como um filtro dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, causadores do cancro da pele. O vilão da camada de ozônio é o CFC (clorofluorcarbono) emitido por frigoríficos e aerossóis. O problema mais sério é na Antarctica onde acontece um estranho fenômeno: no mês de setembro, metade da camada, correspondente a uma área maior do que a América do Sul, desaparece da atmosfera.

Porque é que a água não é inflamável se ela é constituída por hidrogênio e oxigênio?

As substâncias só ardem se, além de serem constituídas de elementos combustíveis, conseguirem reagir com o oxigênio do ar. A água não entra em combustão porque a sua estrutura molecular é tão estável que não reage com o oxigênio. Seria preciso muita energia para romper as suas moléculas. Nem o calor do fogo é capaz de quebrar as ligações moleculares da água.

Porque é que a água quente ajuda a soltar a gordura dos objetos?

A gordura, como qualquer material sólido, funde-se quando é aquecida. Em contacto com a água quente, ela torna-se líquida e passa a flutuar em pequenas camadas. Para remover a gordura de vez, é necessário acrescentar detergente, pois a água sozinha não é capaz de acabar com ela. O sabão tem a função de penetrar nestas placas de gordura e dissolvê-las.

Porque é que as frutas escurecem depois de cortadas?

Quando o oxigênio entra em contacto com essas frutas ele reage com uma substância delas e escurece-as, ou oxida como dizem os químicos. Mas isso não quer dizer que as frutas fiquem estragadas. Para retardar essa oxidação, quando cortares ou descascares essas frutas podes regá-las com limão. O ácido do limão ou da laranja pode fazer com que as frutas demorem a ficar escuras porque o ácido é um anti-oxidante.

 

Quanto dorme um animal por dia?

Baleia - 1 hora
Boi - 4 horas
Cão - 10 horas
Cavalo - 3 horas
Elefante - 3 horas
Foca - 6 horas
Gato - 15 horas
Girafa 2 horas
Golfinho - 10 horas
Leão - 18 horas
Morcego - 19 horas
Porco - 8 horas
Preguiça - 20 horas
Rato - 13 horas
Zebra - 3 horas

Você sabe o que fazer se uma cobra te picar?

Lave a área atingida com sabão e água o mais rápido que puder. Imobilize a área afetada e mantenha-a numa posição mais baixa do que o coração. Isto retardará o fluxo do veneno. E, claro, procure um médico, urgente. Mesmo as picadas de cobras não venenosas devem ser tratadas profissionalmente, pois podem acontecer sérias reações alérgicas.

Você sabe o que não fazer se uma cobra te picar?

Não coloque gelo ou compressa fria sobre a área atingida. Não amarre a atadura ou o torniquete muito apertado. Se usado de maneira incorreta, o torniquete pode bloquear o fluxo sanguíneo, causando sérios danos a algum membro. Não faça incisão no ferimento ou a sua volta, numa tentativa de remover o veneno - existe perigo de infecção. Por fim, não tente sugar o veneno: ele pode cair na corrente sanguínea pela sua boca.

Sabe qual a função da língua das cobras?

A língua das cobras funciona como poderosa antena, uma vez que as cobras são completamente surdas e têm pouquíssima visão. Elas possuem um sentido químico auxiliar que é amplamente empregado na maioria das atividades. Através da língua, a cobra capta partículas de odor no ar, e transmite as informações do ambiente a um receptor sensorial chamado “órgão de Jacobson", localizado no céu da boca desses répteis. Além disso, a língua das cobras também consegue receber estímulos tácteis. Assim, com a língua bifurcada projetada para fora, as cobras conseguem “tatear", sentir e cheirar o ambiente à sua volta.

 

______________________________________________
Atualizado em 07/08/05
.
.

2005 ® Direitos Reservados - Jorge Tadeu da Silva