Voltar Para a Página Inicial
     Página Inicial    Opinião do Jorge    Roteiros    Serviços    Aconteceu    Espaço Pessoal    Links
 

CRÍTICA DE CINEMA


A Supremacia Bourne

(The Bourne Supremacy, EUA, Alemanha, 2004)

 Jorge Tadeu da Silva

O cinema de ação é uma das fórmulas mais duradouras do estilo hollywoodiano de ser. Sendo assim, é gratificante constatar quando este modelo é reinventado; e é justamente isso o que acontece em ''A Supremacia Bourne'', continuação do sucesso de bilheteria de 2002, ''A Identidade Bourne''. Novamente estrelado por Matt Damon, o longa consegue a proeza de unir algumas das cenas mais espetaculares do ano - a perseguição final de carros é uma das mais surpreendentes do cinema - com uma trama que tem o grande mérito de conseguir humanizar um herói aparentemente infalível. Tudo funciona direito, com lógica, humor e profundidade.

Jason Bourne (Damon) é um agente secreto norte-americano que, após uma missão malsucedida, é acometido de amnésia. Se na outra aventura ele queria descobrir quem era, ao mesmo tempo em que procurava evitar ser assassinado pelos antigos chefes, agora a cena é outra - de caça, ele virou caçador! Incriminado propositalmente como autor de um atentado em Berlim, Bourne precisa voltar à ação quando seu refúgio na Índia deixa de ser seguro.

Somente o prólogo já deixa claro o suficiente que não se trata de um roteiro convencional e que estruturas pré-concebidas foram jogadas ao léu para dar lugar a um enredo criativo e inovador. Sem mais amarras, Bourne se transforma num verdadeiro leão e vai à luta para descobrir por que ainda o perseguem e quem está atrás da sua cabeça dessa vez. Um exemplar raro de blockbuster com cérebro. Sua trama política é relevante e conectada com o atual cenário político internacional.

Nada é gratuito ou desnecessário. E só o fato de ir contra o pensamento lógico, apresentando novas soluções para antigos dramas, já é bem gratificante.

 

Ficha Técnica:

 

A Supremacia Bourne

(The Bourne Supremacy, EUA, Alemanha, 2004)

Elenco: Matt Damon, Franka Potente, Brian Cox, Julia Stiles, Gabriel Mann, Joan Allen.

Roteiristas: Robert Ludlum e Tony Gilroy

Diretor: Paul Greengrass

Gênero: Ação

Duração: 108 min

Distribuidora: UIP

Produtoras: The Kennedy/Marshall Company, Universal Pictures.

Outubro / 2004
- Designer BNA Projetos - bnaprojetos@uol.com.br © Copyright - Jorge Tadeu da Silva - 2005-2007