Voltar Para a Página Inicial
     Página Inicial    Opinião do Jorge    Roteiros    Serviços    Aconteceu    Espaço Pessoal    Links
 

CRÍTICA DE CINEMA


Seja o que Deus Quiser
(Seja o que Deus Quiser, Brasil, 2002)

Jorge Tadeu da Silva

Vencedor do Festival do Rio 2003, Seja o que Deus Quiser, do diretor Murilo Salles, segue a mesma linha adotada em produções nacionais recentes, escalando atores negros e trazendo de volta a discussão sobre o tema da inclusão social.

O diretor Murilo Salles, sob outra ótica, seguiu seu trabalho anterior, Como Nascem os Anjos, de 1996, no qual um grupo de garotos favelados entra na casa de um homem rico, para usar o banheiro, e acaba involuntariamente se envolvendo numa ação violenta, com a chegada da polícia.

Em Seja o Que Deus Quiser, a ação se inverte e são jovens brancos da classe média paulistana que envolvem um cantor negro de uma favela carioca num plano criminoso.

O tom é de comédia, com a ação se passando primeiro no Rio de Janeiro e depois em São Paulo. No elenco, destaque para Rocco Pitanga (filho do veterano ator Antônio Pitanga), que faz sua estréia no cinema como protagonista, e para Marília Pêra, que interpreta uma impagável perua falida, mãe de um rapaz falsamente seqüestrado.

O filme começa com a chegada de uma repórter da MTV, Cacá (Ludmila Rosa), ao Complexo do Alemão, uma favela carioca, onde gravará entrevistas com músicos do morro.

Durante as filmagens, ela conhece PQD (Rocco Pitanga), um pagodeiro simpático e insinuante, que não tem muito trabalho em convencer a garota a ir a sua casa.

Na manhã seguinte, quando o rapaz sai para comprar os ingredientes do café, a casa é invadida por dois bandidos que agridem Cacá e a obrigam a tirar dinheiro de um caixa eletrônico.

Ferida, a moça procura a polícia e dá queixa, envolvendo o músico como cúmplice do bando.

O rapaz foge da polícia e viaja para São Paulo, com a esperança de convencer Cacá a retirar a queixa, provando que não é um criminoso.

Ele conhece o irmão da jornalista, Nando (Caio Junqueira), clubber viciado em drogas, que tenta convencê-lo a participar de um roubo para a compra de ecstasy.

O rapaz se opõe, mas a falta de dinheiro para voltar ao Rio o faz aceitar outro plano, idealizado por uma amiga de Nando: forjar o seqüestro do rapaz e obrigar sua mãe (Marília Pêra) a pagar o resgate.

Ficha Técnica:
Seja o que Deus Quiser
(Seja o que Deus Quiser, Brasil, 2002)

Elenco: Marília Pêra, Rocco Pitanga, Ludmila Rosa, Caio Junqueira, Nicete Bruno, Marcelo Serrado.
Roteiristas: João Emanuel Carneiro, Mauricio Lissovski, Murilo Salles
Diretor: Murilo Salles
Gênero: Comédia
Duração: 90 min
Distribuidora: Europa, RioFilme

Outubro / 2003
- Designer BNA Projetos - bnaprojetos@uol.com.br © Copyright - Jorge Tadeu da Silva - 2005-2007