Voltar Para a Página Inicial
     Página Inicial    Opinião do Jorge    Roteiros    Serviços    Aconteceu    Espaço Pessoal    Links
 

CRÍTICA DE CINEMA


Prenda-me se for capaz
(Catch Me If You Can, EUA, 2002)

Jorge Tadeu da Silva

Baseado em fatos reais, “Prenda-me se for capaz” conta a história de Frank Abagnale, um dos criminosos mais procurados pelo FBI. Jovem e audacioso, ele usava diferentes disfarces para seus roubos e sempre conseguia escapar da polícia de forma mirabolante.

Chocado com o divórcio de seus pais, Abagnale saiu de casa aos 16 aos e descobriu que possuía talentos impressionantes de sobrevivência e trapaça.

Ao longo de cinco anos espantosos, ele se fez passar por co-piloto da Pan Am, cirurgião e advogado, enquanto se tornava mestre em preencher cheques sem fundos.

Aparentemente Spielberg fez o filme apenas para poder trabalhar com Leonardo DiCaprio (o amigo Tom Hanks entrou de lambuja, quase de coadjuvante, depois de terem feito juntos “O Resgate do Soldado Ryan”).

O filme é, antes de tudo, um jogo de gato e rato, com Tom Hanks como o funcionário do FBI que acaba ficando meio amigo dele. Um papel quase irreconhecível e que ele faz sem brilho, parecendo até proposital.

Não há muito o que falar também do trabalho de Spielberg como realizador, que novamente aproveita sua equipe tradicional (o compositor John Williams usa como fundo várias músicas de época e novamente como trilha de aeroporto o nosso “Garota de Ipanema”!).

Um sério problema é a duração do filme: 140 minutos. As informações sobre como Abagnale, sob a orientação de Hanratty, acaba virando especialista em fraude de cheques a serviço do FBI são interessantes e irônicas, mas poderiam ter sido dadas em muito menos tempo.

Apesar de ser não especialmente memorável, o novo Spielberg continua competente e como sempre dá sinais de sua incurável infantilidade em algumas cenas bem babaquinhas. Mas como exercício de direção de atores, não podia ter se saído melhor. DiCaprio está muito bem, Hanks não erra mesmo e Walken dá um show. Já é o suficiente para garantir o sucesso de bilheteria. Mas na verdade não passa de um filme agradável, ainda que dispensável.

Ficha Técnica:

Prenda-me se For Capaz
(Catch Me If You Can, EUA, 2002)
Elenco: Leonardo DiCaprio, Tom Hanks, Christopher Walken, Martin Sheen.
Roteirista: Jeff Nathanson
Diretor: Steven Spielberg
Gênero: comédia
Duração: 141 min
Distribuidora: UIP
Produtoras: Amblin Entertainment, DreamWorks SKG.


Fevereiro / 2003
- Designer BNA Projetos - bnaprojetos@uol.com.br © Copyright - Jorge Tadeu da Silva - 2005-2007