Voltar Para a Página Inicial
     Página Inicial    Opinião do Jorge    Roteiros    Serviços    Aconteceu    Espaço Pessoal    Links
 

CRÍTICA DE CINEMA


Pecado Original

(Original Sin, EUA, 2001)

Jorge Tadeu da Silva

Com título de Pecado Original (Original Sin), este thriller romântico é um remake do clássico A Sereia do Mississipi, realizado por François Truffaut em 1969, com as duas grandes estrelas do cinema francês de então, Jean-Paul Belmondo e Catherine Deneuve, nos papéis principais. Neste, Angelina Jolie e Antonio Banderas vivem um tórrido romance permeado por mentiras, desejo e traições.

A história do filme se passa século XIX e narra a história de Luís Vargas (Banderas), um próspero empresário cubano que procura a única coisa que ainda não tem: uma mulher. Para tal, coloca um anúncio na imprensa americana, onde se apresenta como um homem de poucas posses. A sua intenção é encontrar uma mulher que consiga gostar dele por todos os motivos, menos pelo dinheiro. O pragmatismo de Luís e o seu espírito empresarial levam-no a encarar o matrimônio como uma mera relação contratual. Ele não deseja apaixonar-se. Pretende apenas casar com alguém que lhe faça companhia, lhe dê filhos e com quem possa compartilhar a sua riqueza, sem grandes complicações.

Julia Russell (Jolie) é o nome da mulher que responde ao anúncio de Luís. No entanto, a sua aparência sensual revela-se uma surpresa para o empresário cubano, na primeira vez que se encontram. Fisicamente ela não tem nada a ver com a fotografia que tinha enviado numa das suas cartas. Mas o fato tem, no entanto, uma justificativa: Julia desejava casar com um homem que pudesse gostar dela por todos os motivos, menos pela sua aparência. Uma desculpa que agrada Luís.

No entanto, após o casamento, Julia revela-se com uma personalidade muito diferente daquela que demonstrava em suas cartas. Mas sua sensualidade, liberdade e beleza conquistam Luís, que se apaixona perdidamente, mesmo intrigado com os mistérios da esposa, como as cicatrizes que ela tem nas costas, os pesadelos no meio da noite e sua ambigüidade boa e malévola. A paixão cada vez mais intensa cega sua racionalidade. A solidão que ambos sentiam ao unir-se, converte-se em uma ardente paixão que transcende a razão e a tradição.

A trama se complica quando Walter Downs (Thomas Jane), um detetive particular contratado pela irmã de Julia, busca o casal. É neste momento que Luis percebe que sua esposa não é quem aparenta, mas nem isso fará com que ele desista de amá-la. Viagens, fugas, mortes e traições permeiam o resto da história, que levará Julia e Luis a uma complicada, confusa e perigosa aventura. A obsessão, a paixão erótica e até mesmo o crime passam a fazer parte da vida do casal que, mesmo com alguns desentendimentos, fará tudo para manter-se unido.

Uma câmera dinâmica e agitada tenta dar conta dos diversos acontecimentos inesperados que permeiam a trama, mas nem mesmo a beleza de Angelina Jolie e o charme de Antonio Banderas poderão fazer crescer a história que começa vigorosa, mas perde sua intensidade no desenrolar dos fatos, que acontecem de maneira pouco atraente. Vale a pena assistir pelos atores principais que trabalham muito bem e que estão entre os “top” em beleza de Hollywood, principalmente – preferência pessoal é claro – a lindíssima e gostosíssima Angelina Jolie.

Ficha técnica:

Pecado Original
(Original Sin, EUA, 2001)
Gênero: Thriller/Romance
Duração: 116 min
Elenco: Antonio Banderas, Angelina Jolie, Thomas Jane, Jack Thompson, Gregory Itzin, Allison Mackie, Joan Pringle, Cordelia Richards.
Diretor e Roteirista: Michael Cristofer
Distribuidora: Fox
Produtoras: DiNovi Pictures, Epsilon Motion Pictures, Hyde Park Entertainment, Intermedia Films, MGM, UGC International, Via Rosa Productions.

Outubro / 2001
- Designer BNA Projetos - bnaprojetos@uol.com.br © Copyright - Jorge Tadeu da Silva - 2005-2007