Voltar Para a Página Inicial
     Página Inicial    Opinião do Jorge    Roteiros    Serviços    Aconteceu    Espaço Pessoal    Links
 

CRÍTICA DE CINEMA


CURIOSIDADES SOBRE O OSCAR

.

Jorge Tadeu da Silva

A HISTÓRIA

Com 34 centímetros de altura e 3,850 gramas de estanho, cobre, platina e ouro, a estatueta do Oscar faz parte da fascinante história que envolve a sétima arte.

Tudo começou em 1927, quando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood tornou-se uma entidade legal. A proposta, que tinha como objetivo incentivar a produção de obras de qualidade técnica e artística, partiu de Louis B. Meyer, o presidente da então poderosa MGM (Metro-Goldwyn-Mayer). Muito mais pela vaidade do que propriamente pelo fator sociológico que o prêmio poderia ter, o evento teve sua primeira edição em 1929.

 

Naquele ano, os ganhadores foram anunciados em fevereiro. Mas, somente no dia 16 de maio puderam receber a "estatueta da Academia" - como era conhecida. A cerimônia aconteceu durante um jantar no salão Blossom do Hotel Roosevelt e teve a apresentação do ator Douglas Fairbanks, que não demorou mais do que cinco minutos para anunciar os

15 vencedores.

Representando um cavaleiro estilizado, segurando uma longa espada sobre um rolo de filme, a estatueta começou a ser chamada de Oscar em 1931. Muitos anos se passaram e a origem do nome continua cercada de mistério. Ficou, porém, a história de que a bibliotecária Margaret Herrick - e mais tarde, secretária executiva da Academia -, achou que o objeto tinha as feições parecidas com as de seu tio Oscar. Mas há ainda duas outras versões para o batismo: a da atriz Bette Davis, que dizia ser a madrinha por sustentar que a estátua se parecia com as costas de seu marido Harmon Oscar Nelson; e a de influente crítico de cinema de Hollywood, que teria sugerido o nome à Academia com intenção de humanizar o prêmio.

CURIOSIDADES

 

 

Quando se fala em Oscar vem logo à cabeça uma festa cheia de glamour. A cerimônia, porém, não é feita só de pompa e circunstância. Muita coisa que cerca a mais importante premiação do cinema é bizarra, curiosa e até mesmo engraçada. Confira algumas curiosidades:

  • Um dos casos mais notáveis é o de Walt Disney. Ganhador de um Oscar especial em 1938, o mago dos desenhos animados fez a estatueta se adequar: ao invés de um Oscar, ele recebeu uma estatueta em tamanho natural e sete miniaturas, representando a Branca de Neve e Os Sete Anões, uma das maiores obras animadas da história. Durante a entrega, Disney tentou conter a emoção. Mas quando a pequena Shirley lhe disse: "Não são bonitos e brilhantes, senhor Disney?" Ele respondeu: "Sim, estou tão orgulhoso que vou chorar". Shirley Temple retrucou graciosamente: "Não faça isso!". Os dois foram aplaudidos de pé pelos convidados, admirados.

  • Pequenas também eram as estatuetas honorárias entregues aos atores-mirins naquela época. Shirley Temple recebeu uma delas, em 1934.

     

  • Na história da Academia, só houve dois empates. O primeiro aconteceu quando Fredric March de O Médico e o Monstro e Wallace Beery (O Campeão) empataram a categoria de Melhor Ator em 1932 e dividiram o prêmio. Como o resultado era desconhecido a Academia teve que providenciar mais um troféu às pressas.

     

  • Em 1937, na frente de todos que presenciavam a premiação, uma estatueta foi roubada sem que ninguém se desse conta do que estava acontecendo. O fato se deu quando Alice Brady foi anunciada a vencedora na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, pelo filme Na Velha Chicago. Brady não compareceu à festa e tampouco mandou um representante. Porém um desconhecido se dirigiu ao palco, recebeu o prêmio, fez os agradecimentos e foi embora livre e desimpedido para nunca mais aparecer. A Academia tomou como providência, dez dias depois, o envio de um novo Oscar à atriz.

     

  • No ano de 1943, o ator Humphrey Bogart era um dos favoritos da noite, concorrendo por seu papel em Casablanca. O ator acreditava tanto na sua vitória que parece ter ficado surdo. O nome anunciado do vencedor foi Paul Lukas, mesmo assim, Bogart levantou-se para receber o prêmio. Ao constatar que todos aplaudiam a chegada de Lukas ao palco para pegar seu Oscar por Horas de Tormenta, Boggie usou do seu charme e classe para disfarçar e foi o único a aplaudir o amigo de pé.

     

  • Na noite de premiação do ano de 1952, o maior vexame ficou por conta de da atriz Shelley Winters que estava certa de que ganharia o Oscar pelo filme Um Lugar ao Sol. Ronald Colman ainda terminava a frase "And the winner is..." e, antes mesmo dele abrir o envelope, a atriz levantou-se da sua cadeira para dirigir-se ao palco. O ator italiano Vittorio Gasman, com quem ela foi casada durante dois anos, a puxou rapidamente e os dois foram ao chão.

     

  • Em 2000, os vencedores quase ficam sem as suas estatuetas. É que os 55 Oscars desapareceram misteriosamente quando era transportado de Chicago, onde são feitos, para Los Angeles. Nove dias depois, 52 deles foram encontrados em um lixo, por Willie Fulgear. O herói foi convidado para participar da cerimônia daquele ano.

     

  • Alguns prêmios são apresentados por "personagens". Um deles foi o Pernalonga, que, para comemorar seus 50 anos, subiu ao palco para apresentar um Oscar em 1990.

     

  • Vira e mexe, pais e filhos são presenteados com estatuetas. É o caso, por exemplo, de John e Angelica Houston, ou de Carmine e Francis Ford Coppola, Angelina Jolie e Jon Voight (ainda que, nesse caso, pai e filha não se dêem nada bem)...

     

  • Wynona Rider foi indicada ao prêmio de melhor atriz por seu papel em Adoráveis Mulheres. 61 anos antes, em 1933, Katherine Hepburn ganhou um Oscar pelo mesmo papel, em outra versão da mesma história.

     

  • Sigourney Weaver é mesmo azarada. Ela foi indicada, no mesmo ano, aos prêmios de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante em 1988, mas não levou nenhum.

     

  • Ao contrário do que muita gente pensa, não foi Shirley Temple a mais jovem atriz a ganhar um Oscar, mas sim Tatum O'Neal, que aos 10 anos ganhou um Oscar de atriz coadjuvante. A mais velha foi Jessica Tandy, que aos 80 anos foi eleita a melhor atriz.

     

  • Matt Damon, Ben Affleck, Emma Thompson e Billy Bob Thornton são conhecidos como atores. Os quatro, porém, garantiram suas estatuetas com os roteiros que escreveram.

     

  • Em 1973, um homem completamente nu interrompeu a cerimônia de entrega do Oscar.

     

  • Sabe quem apresentou mais Oscars durante a história? Não, não foi a Whoopi Goldberg nem o Billy Cristal. O preferido da Academia é Bob Hope. Ele conduziu nada menos que 18 cerimônias.

     

  • O ex-galã Marlon Brando recusou o Oscar que recebeu em 1972 de uma forma original. Ele enviou uma atriz vestida como índia para ler um manifesto político em defesa dos povos indígenas americanos.

     

  • A produção da Disney A Bela e a Fera foi o primeiro - e único - desenho a ser indicado como melhor filme do ano.

     

  • Apenas um Oscar recebeu o Oscar em toda a história do prêmio. O compositor Oscar Hammerstein II levou dois "xarás" para casa.

     

  • 2002 foi o primeiro ano em que dois negros levaram para casa os dois principais prêmios de atuação. Eles foram Halle Berry e Denzel Washington.

 

Abril / 2005
- Designer BNA Projetos - bnaprojetos@uol.com.br © Copyright - Jorge Tadeu da Silva - 2005-2007