Voltar Para a Página Inicial
     Página Inicial    Opinião do Jorge    Roteiros    Serviços    Aconteceu    Espaço Pessoal    Links
 

CRÍTICA DE CINEMA


Harry Potter e a Câmara Secreta
(Harry Potter and the Chamber of Secrets, EUA, 2002)

Jorge Tadeu da Silva

Harry Potter e a Câmara Secreta, o segundo filme da série do bruxinho mais famoso do planeta, traz a saga de Harry Potter em seu segundo ano na Escola da Magia e Bruxaria de Hogwarts, na Inglaterra.

Esta adaptação do segundo livro da série da escritora britânica J.K. Rowling está mais concisa, dando o necessário da ação e de reproduções do livro aos fãs e cinéfilos em geral.

Potter começa o filme vigiado e preso pelos irritantes tios humanos, que querem impedi-lo de voltar para Hogwarts, a escola dos bruxos. Eles têm o apoio de Dobby, um estranho elfo que surge no quarto de Potter. Cheio de informações que não pode revelar, Dobby comunica a Potter que não é seguro voltar para seu segundo ano letivo. Ajudado por Ron, Potter consegue ir para Hogwarts, somente para ver alguns de seus amigos misteriosamente petrificados.

Corre pela escola o boato de que a câmara secreta foi aberta. Trata-se de uma antiga história, que remete à fundação do centro de ensino. A câmara, nunca encontrada, seria o abrigo de uma antiga maldição, deixada por um mago que foi um dos fundadores de Hogwarts.

Harry, Hermione e Ron (com os mesmos atores da primeira versão) começam a investigação. Crêem que o dedo de Draco está cravado no coração do mistério. Ao mesmo tempo, Potter, que revela durante duelo com Malfoy que sabe falar a língua das cobras, é acusado de ser o culpado. O garoto, criado no mundo dos humanos, não sabia que ser um ofidioglota é marca registrada de bruxos maus.

Entre as novidades, destaca-se a participação de Kenneth Branagh como o novo professor de defesa contra as artes das trevas.

No primeiro filme, Harry e seus amigos tiveram de salvar a Pedra Filosofal e evitar que Voldemort ganhasse novamente vida. Nesta segunda fase, a turma tem de descobrir a Câmara Secreta e impedir que alunos morram e que a escola seja fechada. Fica claro o desejo dos adolescentes em mostrar que os principais valores são a amizade, o amor e a determinação. Mesmo que a história seja um tema tão banal: o mundo ideal.

Ficha Técnica:

Harry Potter e a Câmara Secreta
(Harry Potter and the Chamber of Secrets, EUA, 2002)
Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Richard Harris, Kenneth Branagh, Alan Rickman.
Roteirista: Steven Kloves
Diretor: Chris Columbus
Gênero: Aventura
Duração: 161 min
Distribuidora: Warner
Produtoras: Cartegena Communications Inc., Heyday Films, MSOA Productions, Warner Bros.

Dezembro / 2002
- Designer BNA Projetos - bnaprojetos@uol.com.br © Copyright - Jorge Tadeu da Silva - 2005-2007