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CRÍTICA DE CINEMA


Diários de Motocicleta
(The Motorcycle Diaries, 2004)

Jorge Tadeu da Silva

Quem procurar o Che Guevara revolucionário, parceiro de Fidel Castro na Revolução Cubana de 1959, e o rosto emblemático que enfeita camisetas, pôsteres e canecas em todo o mundo, com certeza não vai encontrá-lo em Diários de Motocicleta, de Walter Salles.

O longa-metragem embarca, antes de mais nada, na viagem de motocicleta empreendida em 1952 pelo jovem estudante de medicina de 23 anos que ainda se chamava simplesmente Ernesto Guevara de la Serna (interpretado pelo ator Gael García Bernal), junto com o amigo de 29 anos, o bioquímico Alberto Granado.

O filme participou do Festival de Sundance deste ano e concorre à Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Colado nos diários de viagem escritos pelos dois rapazes – “De Moto pela América do Sul”, de Guevara, e “Con el Che por Sudamérica”, de Granado –, o roteiro do estreante José Rivera demarca o espaço para uma narrativa humanista, nada épica, calcada em pequenos acontecimentos cotidianos, vividos por duas pessoas comuns.

Fiéis a esse espírito, os dois jovens só se tratam pelos apelidos, Fuser, para Ernesto, que por sua vez só chama o amigo de Mial.

Com sutileza máxima, o diretor vai revelando aos espectadores as paisagens humanas e geográficas da América Latina, que se descortinam aos olhos dos dois argentinos urbanos, de classe média.

Na garupa de sua Norton 1939, apelidada de La Poderosa, eles se colocam a princípio como aventureiros que mergulham nesse mundo estranho. A previsível quebra da moto, já no Chile, coloca-os num corpo-a-corpo mais significativo, provocador de mudanças a cada dia mais irreversíveis na sensibilidade de cada um.

Não é um roteiro turístico o que se descortina a seguir. Ernesto e Alberto tornam-se caminhantes, carregando nas costas as suas pesadas mochilas, pedindo carona, compartilhando a escassez da vida do povo de seus locais de passagem.

A seqüência final, no leprosário peruano, é uma espécie de cerimônia informal de graduação nessa viagem iniciática, tanto mais honesta e profunda por não ter-se pretendido desde o começo como tal pelos protagonistas.

É ali, diante do hospital acanhado que traça uma divisão com o rio Amazonas entre as casas dos doentes e do corpo médico, que o jovem Ernesto terá sua revelação sobre a margem em que deseja habitar – uma metáfora poderosa e nada óbvia das águas em que ele mergulharia em sua vida futura.

Ficha Técnica:

Diários de Motocicleta

‘The Motorcycle Diaries” 

Elenco: Facundo Espinosa, Gael García Bernal, Mía Maestro.

Diretor: Walter Salles

Gênero: Drama

País de origem: Argentina, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos

Distribuidora: Buena Vista

Língua: Espanhol

Classificação: 12 anos

 

Junho / 2004
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