Diários de
Motocicleta (The Motorcycle
Diaries, 2004)
Jorge Tadeu da Silva
Quem procurar o Che Guevara
revolucionário, parceiro de Fidel Castro na Revolução Cubana de 1959, e o
rosto emblemático que enfeita camisetas, pôsteres e canecas em todo o
mundo, com certeza não vai encontrá-lo em Diários de Motocicleta, de
Walter Salles.
O longa-metragem embarca,
antes de mais nada, na viagem de motocicleta empreendida em 1952 pelo
jovem estudante de medicina de 23 anos que ainda se chamava simplesmente
Ernesto Guevara de la Serna (interpretado pelo ator Gael García Bernal),
junto com o amigo de 29 anos, o bioquímico Alberto Granado.
O filme participou do
Festival de Sundance deste ano e concorre à Palma de Ouro no Festival de
Cannes.
Colado nos diários de viagem
escritos pelos dois rapazes – “De Moto pela América do Sul”, de Guevara, e
“Con el Che por Sudamérica”, de Granado –, o roteiro do estreante José
Rivera demarca o espaço para uma narrativa humanista, nada épica, calcada
em pequenos acontecimentos cotidianos, vividos por duas pessoas
comuns.
Fiéis a esse espírito, os
dois jovens só se tratam pelos apelidos, Fuser, para Ernesto, que por sua
vez só chama o amigo de Mial.
Com sutileza máxima, o
diretor vai revelando aos espectadores as paisagens humanas e geográficas
da América Latina, que se descortinam aos olhos dos dois argentinos
urbanos, de classe média.
Na garupa de sua Norton 1939,
apelidada de La Poderosa, eles se colocam a princípio como aventureiros
que mergulham nesse mundo estranho. A previsível quebra da moto, já no
Chile, coloca-os num corpo-a-corpo mais significativo, provocador de
mudanças a cada dia mais irreversíveis na sensibilidade de cada um.
Não é um roteiro turístico o
que se descortina a seguir. Ernesto e Alberto tornam-se caminhantes,
carregando nas costas as suas pesadas mochilas, pedindo carona,
compartilhando a escassez da vida do povo de seus locais de passagem.
A seqüência final, no
leprosário peruano, é uma espécie de cerimônia informal de graduação nessa
viagem iniciática, tanto mais honesta e profunda por não ter-se pretendido
desde o começo como tal pelos protagonistas.
É ali, diante do hospital
acanhado que traça uma divisão com o rio Amazonas entre as casas dos
doentes e do corpo médico, que o jovem Ernesto terá sua revelação sobre a
margem em que deseja habitar – uma metáfora poderosa e nada óbvia das
águas em que ele mergulharia em sua vida futura.
Ficha Técnica:
Diários de
Motocicleta
‘The Motorcycle
Diaries”
Elenco: Facundo Espinosa,
Gael García Bernal, Mía Maestro.
Diretor:
Walter Salles
Gênero:
Drama
País de
origem: Argentina, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos
Distribuidora: Buena Vista
Língua:
Espanhol
Classificação: 12 anos
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